5 plantas que purificam o ar dentro de casa

Quando se trata de cuidar de nossa saúde, todo cuidado é pouco. Temos visto diversas descobertas sobre a maneira certa de nos alimentarmos, quais alimentos podem ser positivos para o nosso corpo, quantas horas precisamos dormir por dia, que tipo de atividade física é melhor para o nosso organismo, etc. Entre outras coisas, a qualidade do ar que respiramos é um dos elementos vitais.

A importante busca pela saúde

A busca por saúde é muito importante, pois uma pequena informação sobre algum hábito ou costume alimentar, por exemplo, pode nos dar a chance de mudar de rumo e evitar maiores avarias físicas.

Na busca pela melhora da qualidade de vida, também temos nos aventurado em conhecer melhor nossas emoções e mentes, a fim de termos condições de evitar processos mentais e sentimentos que possam ser traduzidos em problemas físicos psicossomáticos, como temos visto e ouvido acontecer.

O ar que respiramos

Não é novidade nenhuma o fato de que o ar que respiramos influencia diretamente sobre nossa saúde. Estamos continuamente aspirando e expirando, movimento este que permite que nossos pulmões retirem do ar o tão importante oxigênio que é vital para a nossa sobrevivência.

Combatendo os poluentes

Já há algumas décadas vem se intensificando a fiscalização sobre as indústrias, para que controlem a emissão de poluentes no ar. Regiões como a de Cubatão – SP ficaram conhecidas mundialmente por ter um ar altamente tóxico para humanos.

A legislação tem se aperfeiçoado na regulamentação dos locais onde se pode fumar, pois o fumo passivo, que é quando respiramos o ar perto de quem está fumando, também tem trazido grandes prejuízos para a saúde.

Plantas purificadoras

Sabemos que as plantas tem um papel fundamental na purificação do ar, capturando o gás carbônico e devolvendo oxigênio. Num estudo feito por um pesquisador da NASA em 1989, sobre as plantas mais indicadas para locais fechados, Bill Wolverton concluiu que elas também são eficazes na captura de poluentes como benzeno, xileno, amoníaco, tricloroetileno e formaldeído, entre outros.

Recentemente, Bill Wolverton voltou a afirmar a importância das plantas em casa, para um ar de qualidade, inclusive indicando as 5 melhores espécies.

 Jibóia (Epipremnum aureum)

 5 plantas que purificam o ar dentro de casa

Lírio da paz (Spathiphyllum)

 5 plantas que purificam o ar dentro de casa

Palmeira-dama (Raphis excels)

 5 plantas que purificam o ar dentro de casa

Espada-de-São-Jorge (Sansevieria trifasciata)

 5 plantas que purificam o ar dentro de casa

Árvore-da-borracha (Ficus elastica)

 5 plantas que purificam o ar dentro de casa