5 formas de descongestionar o nariz naturalmente

5 formas de descongestionar o nariz naturalmente

Ficar com o nariz entupido é uma das coisas mais chatas e incômodas que pode acontecer. Por isso, sempre que alguém está nessa situação, a ideia mais rápida que vem à cabeça para buscar alívio é recorrer à soros descongestionantes.

Porém, o uso indiscriminado de remédios sem orientação médica pode ser muito perigoso para a saúde. Sendo assim, vale a pena buscar alternativas naturais não-medicamentosas.

Algumas dicas ajudam a evitar e a amenizar o problema, como evitar o uso de ar-condicionado, manter um umidificador ligado próximo a você, deixar o ar circular bem pelos ambientes, manter-se hidratado bebendo bastante água e hidratar o nariz com soro fisiológico. Além de assoar o nariz corretamente em vez de puxar os fluidos para dentro.

Formas naturais para desentupir o nariz

5 formas de descongestionar o nariz naturalmente

1 -Fomentação

Consiste em alternar o quente e frio na região do peito. Você pode utilizar óleo essencial de eucalipto (algumas gotas) na região do peito, já que o mesmo é descongestionante e ajuda a expectorar. Pode ser realizado com toalha quente e fria ou bolsa de água quente e bolsa de gelo. Observar as temperaturas de acordo com a sensibilidade de cada pessoa.

Aplique a toalha quente por 3 minutos com 1 minutos de toalha gelada, totalizando 20 minutos, sempre finalizando com o frio.

Esse tratamento proporciona exercício vascular (vasoconstricção e vasodilatação), permitindo aumento do metabolismo local, consequente maior circulação de células de defesa e ajudando no combate à inflamações e infecções.

Auxilia no alívio da tosse secretiva e eliminação da secreção.

2- Drenagem postural

A posição deitada com a cabeça um pouco mais baixa do que o restante do corpo, após a fomentação ou vaporização/ nebulização com soro fisiológico, facilita a expectoração pela movimentação da secreção em direção às vias aéreas superiores, utilizando a ação da gravidade.

Você pode permanecer de 10 a 20 minutos na postura e repetir de 3 a 4x por dia, dependendo da quantidade de secreção e do desconforto apresentado.

3- Lavar o nariz com soro fisiológico

Lavar o nariz com soro fisiológico também alivia bastante a congestão nasal e mantém as vias aéreas limpas e desobstruídas.

4 – Beber bastante líquido

Ingerir água em abundância principalmente e consumir sucos de frutas naturais cítricas (limão, laranja), acerola, goiaba (sem adoçantes e açúcar) melhoram a sua imunidade enquanto hidratam seu corpo.

5 – Vaporização

A vaporização pode ser utilizada tanto em adultos como em crianças com chás anti-inflamatórios ou descongestionantes (camomila, orégano). Pode ser feita durante 20 minutos com o rosto sob a panela com o chá quente, respirando o vapor que vem do chá e a cabeça coberta com uma toalha, fazendo uma “tenda”. Se utilizado pra crianças, é importante observar a distancia entre a panela e o rosto, para evitar queimaduras e pode ser feito em até 15 minutos dependendo da idade da criança. Finalizar passando uma toalha fria no rosto todo.