5 dicas de exercícios para evitar Quedas

5 dicas de exercícios para evitar Quedas

Exercícios físicos, como em qualquer outra fase da vida, precisam ser frequentes para os idosos. No entanto, a atividade física é diferente para idosos, por possuírem características próprias e particulares. Uma delas são o conjunto de mudanças físicas que acontecem em todo o organismo do idoso, alterando hábitos, comportamentos, percepção, sentimentos e inclusive ações e reações. Com o passar dos anos o corpo passa a acumular gordura que pode ocasionar hipertensão e outras doenças relacionadas, além de uma queda na capacidade respiratória. A prática regular de atividades físicas na terceira idade traz benefícios e ajuda a amenizar as mudanças que aparecem com o envelhecimento, prevenindo quedas.

5 dicas sobre atividade física para evitar quedas na terceira idade

5 dicas de exercícios para evitar Quedas

Veja também:

Quedas na terceira idade – Como evitar

  1. Atividades de baixo impacto

No começo, o ideal são atividades leves que não causem impacto na rotina. Recomendam-se atividades como as caminhadas e hidroginástica. As caminhadas fortalecem as articulações e os músculos, melhoram o ritmo cardíaco e promovem as relações sociais.

  1. Calçados confortáveis e alongamentos

É essencial utilizar calçados confortáveis para praticar exercícios. Outro ponto crucial é preparar o corpo antes de começar as atividades. Fazer alongamentos de preparação e que evitem dores musculares após os exercícios. Os alongamentos previnem lesões e oferecem bem-estar.

  1. Começar com calma

Não se exercitar todos os dias. Começar com calma e tornar esse momento um momento prazeroso e não um momento desagradável. O recomendado é que a prática de atividade física na terceira idade aconteça três vezes por semana. A duração ideal das atividades é de 20 minutos até 60 minutos e nunca mais do que isso.

  1. Ter boa alimentação

Para ter uma boa disposição para executar os exercícios é necessário que aja uma alimentação saudável. Isso fará com que tenha maior disposição e não fique fadigado.

  1. Procurar orientação médica

É importante antes de iniciar qualquer atividade física procurar um médico. O médico fará uma avaliação completa da saúde, que irá estabelecer limites para as atividades físicas que irá executar. Assim poderá praticar atividades físicas recomendadas para sua realidade, respeitando os limites do próprio corpo.