5 chás para baixar o colesterol

5 chás para baixar o colesterol

Existem plantas medicinais ajudam a baixar os níveis de colesterol no sangue, mas elas não substituem os medicamentos para diabetes, nem as regras alimentares que ajudam a controlar a glicose no sangue. Por isso é importante fazer refeições leves, ricas em fibras, como frutas, legumes ou cereais integrais, a cada 3 ou 4 horas, para manter os níveis de açúcar no sangue mais constantes, evitando assim grandes variações na glicemia, o que ajuda também a controlar a fome, o peso e a diabetes.

Veja também:

A diferença entre os tipos de colesterol

Chás de plantas que ajudam a baixar o colesterol

Chá de Cúrcuma

5 chás para baixar o colesterol

A cúrcuma ajuda a baixar os níveis de colesterol no sangue por causa da sua ação antioxidante.

Como tomar: adicionar 3 colheres de café de cúrcuma em pó em 500 ml de água fervente, deixando repousar por cerca de 10 minutos. Depois de amornar, beber até 3 xícaras do chá por dia entre as refeições.

Contraindicações: obstrução das vias biliares devido à pedra na vesícula e em pacientes que estejam tomando remédios anticoagulantes. Na gravidez ou lactação só deve ser utilizada com orientação médica.

Chá verde

5 chás para baixar o colesterol

O chá verde tem propriedades antioxidantes e outros compostos que ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim no sangue.

Como tomar: adicionar 3 colheres de chá de chá verde em 500 ml de água fervente, deixar amornar, coar e beber até 4 xícaras do chá por dia fora das refeições.

Contraindicações: gravidez, lactação, insônia, gastrite e pressão alta.

Chá de canela

5 chás para baixar o colesterol

A canela ajuda o organismo a utilizar o açúcar fazendo com que o açúcar presente no sangue diminua.

Como fazer: Colocar 3 paus de canela e 1 litro de água numa panela e deixar ferver por alguns minutos. A seguir, tapar a panela e esperar ficar morno, beber o chá várias vezes ao dia.

Chá de carqueja

5 chás para baixar o colesterol

 

A carqueja tem ação antidiabética ajudando a manter a glicemia controlada.

Como fazer: Colocar 10 gramas de carqueja em 500 ml de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Tomar até 3 xícaras por dia.

Chá de quebra-pedra

5 chás para baixar o colesterol

A quebra-pedra tem extratos aquosos que mostraram efeito hipoglicemiante, sendo útil para manutenção a glicemia constante no sangue.

Como fazer: Colocar 1 colher de chá de folhas de quebra-pedra em 1 xícara de água fervente. Deixe repousar por 5 minutos, coe e tome ainda morno. Pode-se tomar 3 a 4 vezes por dia.

Outras dicas para baixar o colesterol

  • Fazer exercício físico cerca de 3 vezes por semana como caminhada, bicicleta, natação ou corrida, por exemplo;
  • Evitar consumir alimentos gordurosos, doces e frituras e dar preferência a frutas, verduras, legumes e alimentos integrais;
  • Beber o suco de berinjela com laranja em jejum que, por ser antioxidante, ajuda a eliminar o excesso de gordura no sangue.