5 atitudes para uma saúde garantida

Aprendendo a ser feliz todos os dias

Não há dúvidas de que a forma como vivemos pode influenciar a nossa saúde e bem-estar, e os nossos hábitos diários têm um grande peso nesse quesito. Comer melhor e dormir bem todos os dias são alguns dos mais conhecidos. Para começar o novo ano da melhor forma, veja 5 mudanças simples no seu dia a dia que podem evitar problemas de saúde no futuro.

1) Cultive boas noites de sono

Dormir bem é um dos segredos para ter uma vida mais longa. Por isso, repor as energias do dia com uma boa noite de sono é essencial. Além disso, não descansar o tempo necessário impacta, comprovadamente, na sua saúde física e mental. Para um adulto, o ideal é dormir entre 6 e 8 horas por dia, por isso, a dica é tentar programar as suas atividades para conseguir descansar o suficiente.

2) Comece a dar mais importância à prática diária de exercícios físicos

A correria do dia a dia não pode ser usada como desculpa para evitar a prática de exercícios. Dizer não ao sedentarismo pode afastar doenças como a obesidade, hipertensão e doenças cardiovasculares. Existem alguns hábitos que estão na nossa rotina que podem ser substituídos, como subir as escadas ao invés de optar pelas escadas rolantes. Outra boa saída é estacionar o carro um pouco mais longe do trabalho ou sair do transporte público algumas paradas antes, para aproveitar uma caminhada vigorosa pela manhã.

3) Evite o estresse a todo custo

O estresse é capaz de favorecer o aparecimento de doenças psico-fisiológicas, como transtornos do humor, e, por isso, deve ser observado e controlado. Para quem tem problemas cardíacos, por exemplo, ele é um fator de risco. Assim, evite esse grande vilão a todo o custo, programando momentos do dia e da semana para descomprimir. Aproveitar os fins de semana para descansar pode ajudar.

4) Aumente o seu consumo de água

Quem consome água regularmente durante o dia percebe o quanto isso ajuda no funcionamento saudável do organismo. Entre as inúmeras vantagens, estão o controle da pressão sanguínea, a proteção do coração e a prevenção de pedras nos rins.

5) Tire um tempo para cuidar da mente

Com a correria do dia a dia, viver como se estivesse correndo contra o tempo pode virar costume. Com isso, problemas como dores de cabeça, estresse, descontentamento constante e até depressão podem surgir. É importante lembrar que a saúde mental é tão importante quanto à saúde física. Tire um tempo para descontrair, invista em terapias ou atividades relaxantes e cuide de você.