3 dicas para não perder a hora do remédio

3 dicas para não perder a hora do remédio

Nossa qualidade de vida melhorou bastante na terceira idade, por conta das descobertas da medicina, que são acompanhadas de perto pelos avanços da tecnologia dos medicamentos. Todos os dias são descobertas novas fórmulas e composições que vem de encontro às nossas necessidades e isso acaba nos ajudando a viver melhor.

Remédio na hora certa

Combatendo enfermidades, diminuindo a dor e os desconfortos, os medicamentos agem em nosso organismo de forma contínua, exigindo assim que tenhamos a disciplina necessária para ingeri-los, de acordo com a orientação médica para que seu efeito chegue ao resultado necessário. Aliás, algumas medicações podem fazer mal ou até fortalecer a ação negativa em nosso organismo se tomados de forma descontinuada ou desordenada.

Muitas variáveis

O problema é que as recomendações médicas são de que tomemos os medicamentos na hora certa encontram uma barreira: O nosso esquecimento. Existem remédios para se tomar 1 vez ao dia, outros de 12 em 12 horas, a cada 8, 6 ou até 4 horas. Pra piorar a situação, existem casos em que temos várias medicações para serem tomadas todos os dias, em horários e maneiras diferentes.

Existem aqueles para antes do almoço, antes do jantar, em jejum, após as refeições, etc. Ainda há as recomendações de se ingerir com água, leite, mastigar, engolir inteiro… E assim vai!

Dicas para não se esquecer de tomar o remédio na hora certa

Anotando tudo

Anotar as recomendações que forem dadas pelo médico pra ter à mão pra ler quando quiser lembrar já é um bom começo. Deixar em algum lugar visível também é importante. Fixar na geladeira, no armário, etc.

Os organizadores de comprimidos

Existem caixinhas transparentes próprias para organizar medicamentos em drágeas, pílulas e comprimidos. Eles têm recipientes próprios para cada hora e dia. Vale a pena procurar um que se encaixe na nossa necessidade.

 

Aplicativos e despertadores

 Até mesmo os celulares mais simples contam com um alarme programável que pode ter registros para vários horários. Para aqueles que se dão melhor com as novas tecnologias, existem os aplicativos instalados nos smartphones que fazem um bom trabalho no que diz respeito a não deixar que percamos a hora certa.