3 coisas que nos ajudarão a ter mais paciência

3 coisas que nos ajudarão a ter mais paciência

Muito se houve falar sobre ter paciência com os idosos. Olham pra nós muitas vezes se referindo como que a crianças mimadas que precisam de cuidados especiais e muita paciência. Nossos filhos, aos quais nos dedicamos em todas as etapas das vidas deles, agora se preparam para ter conosco um pouco mais de cuidado. E isso é bom.

Aprendendo a aceitar ajuda

Realmente, se pudéssemos escolher, preferiríamos não chegar ao ponto de requerer algum trabalho de alguém pra nós, pois nós é que estamos acostumados a cuidar de tudo e de todos.

Uma nova fase se inicia e nela estamos sendo confrontados por um novo desafio: Depender um pouco mais dos outros!

Nossos corpos já apresentam algumas restrições que fazem com que uma ajuda seja necessária. Realmente se aproxima o tempo em que precisamos aprender a aceitar ajuda alheia.

Preparando a nossa mente para ter paciência

Nossas estruturas emocionais são tão maduras quanto nossos corpos! Aliás, existem casos que a idade emocional de alguém ainda é maior do que a física, dadas as circunstâncias vividas no decorrer do tempo.

Importa que lancemos mão dos artifícios que forem necessários para nos preparar e adaptar ao novo tempo, sem transformar isso numa tempestade, nem pra nós, nem para quem está por perto.

Passos para adquirir paciência

1 – Sono e alimentação em dia

É muito importante que estejamos descansados e alimentados adequadamente. Ao acordarmos pela manhã, podemos perceber que temos mais facilidade de lidar com as situações desgastantes que no período do final do dia. Isso acontece por que nosso ânimo em enfrentar com bom humor está totalmente relacionado com a nossa energia e disposição física, portanto, precisamos nos dedicar para termos as horas de sono necessárias. Além disso, tentar esticar o dia noite à dentro só nos desgastará mais, expondo-nos a situações para as quais não tenhamos a disposição necessária, e aí, é problema na certa!

2 – Se chegar ao limite, dê uma volta

Um artifício simples, mas muito eficaz para se restabelecer o equilíbrio da paciência é mudar o cenário. Sim, uma volta no quarteirão ou até mesmo na casa, poderá nos proporcionar outra visão da vida, pelo menos diferente daquela que estava nos fazendo mal.

3 – Os amigos são um lugar de renovação

Os relacionamentos com pessoas que estão vivendo situações parecidas com a nossa tem o poder de nos fazer perceber que nosso caso não é tão absurdo e, se outros estão atravessando, eu também posso. Além disso, no compartilhamento das experiências sempre temos dicas e sinalizações de como enfrentar melhor aquilo pelo qual estamos passando.

De qualquer forma teremos que nos moldar ao novo momento. Estes e outros procedimentos podem e devem ser usados para que possamos encontrar uma situação emocional estável, de maneira que possamos viver o melhor possível!