O chá já caiu nogosto dos brasileiros há bastante tempo. Quente, frio, de ervas ou flores, é um ótimo companheiro para um bom livro, para uma boa noite de sono ou até como um remédio natural para o organismo.
Benefícios do chá
Veja também:
Prisão de Ventre – Veja 4 Chás laxantes
Benéfico para o fígado
Pesquisas realizadas no Hospital Universitário de Zhujiang, associado à Universidade de Medicina do Sul da China, constataram que beber chá pode ter implicações positivas para a saúde do corpo. Um estudoconcluiu que pessoas que consomem chá têm menores chances de desenvolver câncer de fígado, esteatose hepática (gordura no fígado), cirrose e doença hepática crônica.
Três xícaras geram uma saúde melhor
Várias pesquisas demonstram que três xícaras por dia da bebida podem diminuir a chance de desenvolvimento de diferentes doenças. Por exemplo, consumir três xícaras é o suficiente para reduzir a probabilidade de desenvolver câncer de fígado, esteatose hepática (gordura no fígado), cirrose e doença hepática crônica.
Benéfico para a saúde mental
O chá aparece associado como um fator de diminuição de chances de desenvolver depressão. Três xícaras por dia são o suficiente para reduzir em 37% os riscos de apresentar a doença.
Hortelã para a memória
Pesquisadores da Universidade de Northumbria, no Reino Unido, analisaram que o consumo da bebida desperta o humor, a cognição e ajuda a melhorar a memória de longo prazo.
Facilita o emagrecimento
Segundo estudo, quando consumido dez minutos antes da prática de atividades físicas, a bebida ajuda a promover maior oxidação da massa de gordura corporal, auxiliando na redução das triglicérides e ajudando no ganho de força muscular.
Melhora a concentração
Em diversos estudos, a bebida está associada com um fator de aperfeiçoamento de funções cognitivas. Graças à presença de cafeína e do aminoácido teanina, chás podem ajudar na concentração e na capacidade de aprendizagem.
Qualidade do sono
A camomila é rica em antioxidantes flavonoides, sendo que a principal é a apigenina, a responsável por criar um efeito calmante e sedativo que adquirimos ao consumir o chá desta planta.
Diminui os efeitos daTPM
Chás de erva-doce e sálvia agem aliviando dores abdominais e o de camomila ajuda diminuindo efeitos de irritação e ansiedade. Já o de canela tem propriedades que aumentam o fluxo menstrual.
Saúde bucal
Um estudo concluiu que chás verdes e pretos ajudam a reduzir inflamações dentárias e também funcionam como preventivos do crescimento e adesão de bactérias na boca. Isso porque as bebidas contém flavonoide e catequina, antioxidantes que têm propriedades antimicrobianas.
Refrescância
Fazer um chá de menta e borrifá-lo no corpo.