10 motivos para beber chá regularmente

10 motivos para beber chá regularmente

O chá já caiu nogosto dos brasileiros há bastante tempo. Quente, frio, de ervas ou flores, é um ótimo companheiro para um bom livro, para uma boa noite de sono ou até como um remédio natural para o organismo.

Benefícios do chá

10 motivos para beber chá regularmente

Veja também:

Prisão de Ventre – Veja 4 Chás laxantes

Benéfico para o fígado

Pesquisas realizadas no Hospital Universitário de Zhujiang, associado à Universidade de Medicina do Sul da China, constataram que beber chá pode ter implicações positivas para a saúde do corpo. Um estudoconcluiu que pessoas que consomem chá têm menores chances de desenvolver câncer de fígado, esteatose hepática (gordura no fígado), cirrose e doença hepática crônica.

Três xícaras geram uma saúde melhor

Várias pesquisas demonstram que três xícaras por dia da bebida podem diminuir a chance de desenvolvimento de diferentes doenças. Por exemplo, consumir três xícaras é o suficiente para reduzir a probabilidade de desenvolver câncer de fígado, esteatose hepática (gordura no fígado), cirrose e doença hepática crônica.

Benéfico para a saúde mental

O chá aparece associado como um fator de diminuição de chances de desenvolver depressão. Três xícaras por dia são o suficiente para reduzir em 37% os riscos de apresentar a doença.

Hortelã para a memória

Pesquisadores da Universidade de Northumbria, no Reino Unido, analisaram que o consumo da bebida desperta o humor, a cognição e ajuda a melhorar a memória de longo prazo.

Facilita o emagrecimento

Segundo estudo, quando consumido dez minutos antes da prática de atividades físicas, a bebida ajuda a promover maior oxidação da massa de gordura corporal, auxiliando na redução das triglicérides e ajudando no ganho de força muscular.

Melhora a concentração

Em diversos estudos, a bebida está associada com um fator de aperfeiçoamento de funções cognitivas. Graças à presença de cafeína e do aminoácido teanina, chás podem ajudar na concentração e na capacidade de aprendizagem.

Qualidade do sono

A camomila é rica em antioxidantes flavonoides, sendo que a principal é a apigenina, a responsável por criar um efeito calmante e sedativo que adquirimos ao consumir o chá desta planta.

Diminui os efeitos daTPM

 

Chás de erva-doce e sálvia agem aliviando dores abdominais e o de camomila ajuda diminuindo efeitos de irritação e ansiedade. Já o de canela tem propriedades que aumentam o fluxo menstrual.

Saúde bucal

Um estudo concluiu que chás verdes e pretos ajudam a reduzir inflamações dentárias e também funcionam como preventivos do crescimento e adesão de bactérias na boca. Isso porque as bebidas contém flavonoide e catequina, antioxidantes que têm propriedades antimicrobianas.

Refrescância

Fazer um chá de menta e borrifá-lo no corpo.