10 hábitos simples para uma visão saudável

10 hábitos simples para uma visão saudável

Fazer consultas regulares com seu oftalmologista é apenas uma das maneiras de melhorar a visão e evitar lesões e doenças, mas também é importante incorporar outros hábitos em sua rotina para manter seus olhos saudáveis.

Hábitos simples para uma visão saudável

10 hábitos simples para uma visão saudável

 1 – Ter uma dieta rica em vitaminas e minerais

De acordo com estudos da Universidade de Harvard (EUA), as vitaminas A, C e E, assim como o zinco mineral, contêm antioxidantes que podem ajudar a prevenir a degeneração macular relacionada à idade. É uma condição na qual a mácula (parte do olho que controla a visão central) se deteriora. As fontes de alimento para esses nutrientes importantes incluem bons suplementos, vegetais e frutas coloridas como: cenoura, pimenta vermelha, brócolis, espinafre, morango, batata doce e frutas cítricas.

2 – Não se esquecer dos carotenoides

Entre eles estão a luteína e a zeaxantina, que são carotenoides encontrados na retina.  Elas ajudam a proteger a mácula, melhorando a densidade do pigmento nessa parte do olho e absorvendo a luz ultravioleta e azul. Estas substâncias podem ser ingeridas através de bons suplementos e vegetais verdes folhosos como brócolis, abobrinha e ovos.

3 – Praticar exercícios

De acordo com o National Eye Institution, o diabetes tipo 2, que é mais comum em pessoas que estão com sobrepeso ou obesidade, pode causar danos aos vasos sanguíneos presentes nos olhos. Esta condição é chamada de retinopatia diabética, e acontece pelo excesso de açúcar circulando na corrente sanguínea. Isso faz com que as artérias (muito pequenas da retina) se rompam, prejudicando a visão.

4 – Cuidar de sua saúde

O diabetes não é a única doença que pode afetar sua visão. Outras condições como hipertensão e esclerose múltipla, também podem prejudicar os olhos, pois estão ligadas à inflamação crônica. A inflamação do nervo óptico, por exemplo, pode causar dor e até mesmo perda completa da visão. Embora uma doença como a esclerose múltipla não possa ser evitada, se pode fazer o controle com hábitos e medicamentos saudáveis. Já a hipertensão arterial pode ser tratada de forma eficaz com uma dieta saudável, exercícios e medicamentos anti hipertensivos.

5 – Usar óculos de proteção

Quem pratica esportes de contato como basquete ou futebol, está reformando a casa ou realizando experimentos científicos na escola, lembrar-se de usar óculos de proteção. Eles protegem os olhos de impactos com as bolas e impedem que eles sejam atingidos por substâncias químicas ou físicas como pedaços de madeira ou pregos.

6 – Ter um bom par de óculos de sol

Óculos de sol vão muito além da moda. Eles bloqueiam quase 100% da radiação UVA e UVB emitida pelo sol. Essa radiação pode causar lesões oculares e acelerar o aparecimento da catarata. Mas atenção! Usar produtos de boa qualidade, pois apenas eles oferecem este tipo de proteção. Usar um chapéu de abas largas também pode ajudar a proteger seus olhos dos danos causados pelo sol.

7 – Descansar a vista

Computador, celular, televisão… Seus olhos trabalham muito durante todo o dia e é preciso fazer pausas regulares. Para aliviar a tensão, a cada 20 minutos, se deve desviar os olhos do computador ou celular e focar em um objeto que esteja mais distante. Faça isso por cerca de 20 segundos.

8 – Abandonar o cigarro  

Fumar é ruim para os pulmões, coração, cabelo, pele, dentes e praticamente todas as outras partes do corpo. Isso inclui seus olhos. De acordo com a Academia Americana de Oftalmologia, fumar aumenta drasticamente o risco de desenvolver catarata e degeneração macular relacionada à idade.

9 – Conhecer o histórico da saúde ocular da família

Algumas condições oculares são hereditárias, portanto, estar ciente das condições dos olhos dos pais ou avós pode ajudar a tomar precauções. As condições hereditárias incluem: glaucoma, degeneração da retina, degeneração macular relacionada à idade e atrofia óptica. Lembrar-se de passar esta informação ao seu oftalmologista durante a consulta.

10 – Manter as mãos e lentes limpas

Os olhos são vulneráveis a germes e infecções. Por isso se deve sempre lavar as mãos antes de tocar os olhos, óculos ou manipular as lentes de contato.  Elas devem ser higienizadas conforme a recomendação do médico. Germes em suas lentes de contato ou óculos podem levar a infecções bacterianas dos olhos.