10 hábitos alimentares para um corpo saudável

10 hábitos alimentares para um corpo saudável

Comer bem não está ligado apenas à quantidade, mas principalmente a qualidade nutricional do que ingerimos. Escolher bem os alimentos é fundamental para garantir uma vida mais saudável e cheia de energia para encararmos as múltiplas tarefas do dia a dia.

Bons hábitos alimentares

10 hábitos alimentares para um corpo saudável

1 – Nunca deixar de tomar o café da manhã

Esta é a refeição mais importante do dia, pois é o momento em que o organismo mais necessita de alimentos saudáveis para adquirir força e resistência para encarar a rotina. Se pularmos esta refeição chegaremos com fome ao lanche ou almoço e a tendência é abusar de alimentos calóricos, ricos em gorduras e carboidratos. Isso condiciona o organismo de maneira errada. Então nada de pular o café da manhã! Apostar nas fibras, através da ingestão de cereais, frutas frescas,  sucos naturais e integrais.

2 – Comer frutas e vegetais

Procurar comer ao menos três tipos de vegetais por dia e dois tipos de fruta. Dividir os vegetais entre as refeições e começar a sentir como a energia toma conta do corpo.

3 – Mexer-se

A prática de atividade física acelera a perda de peso, ajuda a reduzir triglicerídeos, colesterol ruim e glicemia, melhora o condicionamento físico, te deixa muito mais disposto para as tarefas do dia-a-dia e é fundamental para melhorar a autoestima.

4 – Sentar-se à mesa para comer

Ao sentar-se à mesa se comerá mais devagar e em menor quantidade do que se comer em pé ou em outro cômodo da casa, dividindo atenção com outros afazeres. Fazer da refeição uma hora sagrada para se alimentar com calma e aproveitar a companhia de quem se gosta.

5 – Comer devagar

Comer devagar, mastigar cada garfada, e saborear o gosto da comida, ajuda com que se acabe comendo menos. Tentar descansar o garfo entre as mordidas, e evitar beber água durante suas refeições.

6 – Iniciar as refeições com saladas e legumes

Comer, antes das refeições principais, um bom prato de salada ou caldo de legumes. Por serem ricos em água e fibra, esses alimentos promovem a satisfação por mais tempo, tem menos calorias, além de acalmar o organismo e evitar a compulsão.

7 – Levar sempre lanches saudáveis

A única maneira de evitar comer alimentos pouco saudáveis fora de casa é levando seus próprios lanches. Preferir os que tenham proteína e baixos carboidratos.

8 – Beber bastante água

É essencial que se mantenha sempre o corpo hidratado, não esperar até ter sede, pois isso indica que o corpo já perdeu uma grande quantidade de água. Além de hidratar, a água pode ainda a ajudar o emagrecimento! Pesquisas apontam que beber seis copos de água fria por dia pode aumentar o metabolismo em cerca de 50 calorias diárias, o suficiente para perder 5 quilos em um ano. O esforço que o corpo realiza para aquecer a água gelada faz com que ele consuma mais energia, o que auxilia a queima de calorias e por consequência, a perda de peso.

9 – Comer mais proteína

Alimentos ricos em proteína, como carnes, leite e ovo, são mais difíceis de serem digeridos do que carboidratos e gorduras. Por esse motivo, a digestão de proteínas consome mais calorias, e aumenta o metabolismo.

10 – Abusar dos alimentos termogênicos

Os alimentos termogênicos precisam de mais energia que o normal para concluir a digestão. Por isso, eles induzem o metabolismo a trabalhar em ritmo acelerado para digeri-los, gastando assim mais calorias. A grande maioria dos termogênicos tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que limpam as células e permitem o bom funcionamento do organismo, evitando assim o acúmulo de gordura e a obesidade.