10 formas caseiras de tratar a azia

10 formas caseiras de tratar a azia

Azia é um tipo de falha no processo digestivo, que acontece quando há o retorno do suco gástrico para o esôfago. Isso é resultado do mau funcionamento do esfíncter esofágico – um tipo de válvula que se abre para permitir a passagem dos alimentos do esôfago para o estômago, fechando-se em seguida e retendo o que foi ingerido, os sucos gástricos e os ácidos que ali circulam.  Quando essa válvula não se fecha, os ácidos e o suco gástrico voltam para o esôfago, estômago, garganta ou boca, causando desconforto, que é ainda pior quando a pessoa deita ou se inclina.

Remédios caseiros para azia

10 formas caseiras de tratar a azia

Água com limão

Um copo de água morna filtrada com um pouco de suco de limão é um ótimo digestivo natural. Médicos afirmam que tomar todas as manhãs ajuda a balancear os níveis de ácido no estômago e, com isso, melhora a digestão.

Suco de aloe vera

A aloe vera é uma planta com muitos benefícios à saúde. Tem grande efeito antioxidante e cicatrizante, altamente indicada para quem tem problemas de pele, e também é ótima para quem tem refluxo e outros problemas gastrointestinais. Basta descascar as folhas e retirar a polpa, misturando com água mineral ou filtrada ou com algum suco de sua preferência. O ideal é tomar cerca de uma hora e meia antes do almoço. O suco vai regular os ácidos do estômago antes da refeição, evitando o refluxo.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato atua como um neutralizador natural, pois o seu pH é em terno de 7,0. Alivia aquela sensação de queimação no esôfago e estômago. Misturar 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo d’água mineral ou filtrada e beber. O efeito é imediato.

Vinagre de maçã

O refluxo pode ocorrer devido à baixa quantidade de ácido no estômago.  Nesse caso, o ideal é ingerir uma ou duas colheres de vinagre de maçã diluídas em um copo d’água.

Gengibre

O gengibre também pode ajudar a aliviar o refluxo. Esta raiz contém dois elementos, o gingerol e o shogaol, que ajudam a controlar a digestão, pois reduz a quantidade de ácido clorídrico no estômago, que, em excesso, causam fortes crises de refluxo.

Modo de preparar:

  • 2 cm de raiz de gengibre cortada em fatias
  • 2 xícaras de água

Colocar o gengibre e a água numa panela e deixe ferver. Depois, desligar o fogo e deixar a panela tampada por, no mínimo, 30 minutos. Coar para separar os pedaços e beber antes de cada refeição.

Banana e maçã

Juntas, essas frutas combatem o refluxo e a azia, principalmente se consumidas no café da manhã. A banana ajuda a reduzir a quantidade de ácido produzido pelo estômago, enquanto a maçã, como uma fruta com bastante fibra, ajuda o organismo a dissolver os óleos naturais da banana.

Chá de camomila

A camomila é ótima para problemas digestivos, utilizada há milênios pelos chineses e japoneses para esses fins. Pode-se consumir o chá a qualquer hora, principalmente se estiver com aquele desconforto digestivo e com crises de refluxo.

Hortelã

Esta erva é eficaz no tratamento de refluxo, azia e gastrite. Se estiver sentindo queimação e dores de garganta causados pelo refluxo, beber uma xícara de chá de hortelã.

Amêndoas cruas

A amêndoa crua tem um pH superior a 7, do qual é chamado de alcalina, que atua diretamente no pH do estômago, mas devem ser cruas. Ao contrário do que muitos pensam, consumi-las cruas não faz mal. Além disso, as amêndoas têm fibras e óleos essenciais excelentes para o estômago.

Suco de pera

O suco de pera feito na hora ajudará na digestão e combaterá a azia e queimação.