Estudos mostrou probabilidade 15% menor de desenvolver a doença em adultos que já eram pré-diabéticos.

.
A suplementação de vitamina D pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em adultos que já são pré-diabéticos. A descoberta foi feita por cientistas do Tufts Medical Center, em Boston, nos Estados Unidos.
Em artigo publicado na segunda-feira (6) no Annals of Internal Medicine, a equipe revisou três ensaios clínicos que compararam os efeitos da suplementação de vitamina D no risco de diabetes.
Eles concluíram que as pessoas que tomaram vitamina D por três anos desenvolveram diabetes de novo em 22,7% dos casos.
Entre aqueles que tomaram placebo, foi de 25%. Isso representa uma redução relativa de 15% no risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Globalmente, estima-se que 374 milhões de adultos tenham pré-diabetes. Os autores do artigo ainda fizeram estimativas em escala global, levando em consideração a taxa de redução de risco de 15%.

A suplementação de vitamina D pode retardar o desenvolvimento de diabetes tipo 2 em mais de 10 milhões de pessoas, de acordo com pesquisadores.
Como isso aconteceu? Evidências sugerem que a vitamina D tem outras funções no corpo, incluindo a secreção de insulina e o metabolismo da glicose.
Pesquisas anteriores encontraram uma associação entre baixos níveis de vitamina D e um maior risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Por outro lado, não se trata de comprar cápsulas de vitamina D na farmácia e tomá-las você mesmo.
O excesso de vitamina D pode ser extremamente prejudicial, especialmente para os rins.
Em editorial, pesquisadores da University College Dublin alertam que as associações médicas e os próprios profissionais têm a obrigação de informar sobre os níveis e limites seguros de ingestão de vitamina D.
O mais importante e ter acompanhamento médico, para ver qual é a dose certa para fazer a suplementação.