
Real Academia Sueca de Ciências concedida a cientistas franceses, americanos e austríacos.
Na terça-feira (4), a Real Academia Sueca de Ciências concedeu a três cientistas o Prêmio Nobel de Física na capital do país, Estocolmo. Os homenageados são Alain Aspect da Universidade de Paris-Saclay e do Instituto Politécnico, França, John F. Clauser da Califórnia, EUA, e Anton Zeillinger da Universidade de Viena, Áustria.
O prêmio é concedido por “experimentos em fótons emaranhados, violações estabelecidas da desigualdade de Bell e ciência da informação quântica inovadora”.
“O que agora é considerado lógico, mensurável e quantificável foi originalmente discutido em termos filosóficos por Niels Bohr e Albert Einstein. John Bell traduziu o debate filosófico em ciência e fornece uma base adequada para a realização de experimentos práticos. Este ano, o Prêmio Nobel de Física foi concedido a Alain Aspect, John Clauser e Anton Zeillinger por seu trabalho pioneiro, que aceitou o desafio de Bell e o trouxe para o laboratório.”
A Academia Sueca de Ciências apontou que computadores quânticos, redes quânticas e comunicação criptografada quântica segura são as áreas de aplicação da pesquisa em mecânica quântica.
Os três cientistas dividirão 10 milhões de coroas suecas, ou cerca de 4,8 milhões de reais. A soma será apresentada pelo rei Karl 16 em uma cerimônia em Estocolmo no dia 10 de dezembro.