More
    InícioNotíciasTrio recebe Prêmio Nobel de Física pela descoberta da mecânica quântica

    Trio recebe Prêmio Nobel de Física pela descoberta da mecânica quântica

    Trio recebe Prêmio Nobel de Física pela descoberta da mecânica quântica

    Real Academia Sueca de Ciências concedida a cientistas franceses, americanos e austríacos.

    Na terça-feira (4), a Real Academia Sueca de Ciências concedeu a três cientistas o Prêmio Nobel de Física na capital do país, Estocolmo. Os homenageados são Alain Aspect da Universidade de Paris-Saclay e do Instituto Politécnico, França, John F. Clauser da Califórnia, EUA, e Anton Zeillinger da Universidade de Viena, Áustria.

    O prêmio é concedido por “experimentos em fótons emaranhados, violações estabelecidas da desigualdade de Bell e ciência da informação quântica inovadora”.
    “O que agora é considerado lógico, mensurável e quantificável foi originalmente discutido em termos filosóficos por Niels Bohr e Albert Einstein. John Bell traduziu o debate filosófico em ciência e fornece uma base adequada para a realização de experimentos práticos. Este ano, o Prêmio Nobel de Física foi concedido a Alain Aspect, John Clauser e Anton Zeillinger por seu trabalho pioneiro, que aceitou o desafio de Bell e o trouxe para o laboratório.”

    A Academia Sueca de Ciências apontou que computadores quânticos, redes quânticas e comunicação criptografada quântica segura são as áreas de aplicação da pesquisa em mecânica quântica.

    Os três cientistas dividirão 10 milhões de coroas suecas, ou cerca de 4,8 milhões de reais. A soma será apresentada pelo rei Karl 16 em uma cerimônia em Estocolmo no dia 10 de dezembro.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    LEIA TAMBÉM