Pesquisa confirma: A terceira idade está mais jovem

Pesquisa confirma: A terceira idade está mais jovem

A pesquisa “A 3ª idade está mais jovem”, realizada pela Quorum Brasil, apresenta dados sobre o dia a dia dos idosos. O levantamento foi feito com 500 pessoas em São Paulo, de 60 a 80 anos, no mês de abril de 2018. Ressaltando a maneira como vive a terceira idade.

Pesquisa confirma: A terceira idade está mais jovem

Os dados indicam que a maioria é independente na hora de fazer suas compras: 63% dos entrevistados responderam que fazem suas compras sozinhos. O supermercado foi o primeiro escolhido na pesquisa como o local para fazer as compras (93%), seguido por feiras, mercadinhos e sacolões. A Internet ficou em quinto lugar.

O levantamento também destaca que a maioria nesta faixa etária não consegue guardar dinheiro: 69%. Dos que conseguem guardar (31%), 33% disseram que fazem algum tipo de investimento e a poupança foi a mais escolhida.

O celular faz parte da rotina dos idosos: 72% declararam ter um smartphone e o usam para fazer e receber ligações; ler e enviar mensagens; tirar fotos; acessar e-mails; etc.
A pesquisa também traz dados sobre mobilidade. 30% disseram que gostam de andar a pé pela cidade (sem ser por atividade física) e a grande maioria acha que as calçadas estão longe do ideal: 78,6% dos entrevistados com 71 a 80 anos consideram as calçadas totalmente inadequadas.

Veja também:

Os 60 anos de hoje, são os 40 de ontem!

Terceira idade utiliza transporte público

60% usam o transporte público para se locomover e 56% responderam que são pouco respeitados pelos motoristas de ônibus.

A pesquisa perguntou se os entrevistados se achavam idosos. Entre os de 60 a 65 anos, 68% responderam que não. O índice cai para 56% entre aqueles que têm de 66 a 70 anos e para 22% entre os que tem de 71 a 80 anos.

A atividade física está presente no dia a dia da maioria: 53% responderam que praticam exercícios e a caminhada foi a modalidade mais citada, seguida por academia/musculação, natação, corrida, futebol e ciclismo.

A leitura de pesquisas atuais como está só fazem confirmar essa crescente atuação direta das pessoas da terceira idade na sociedade de forma ampla.