SP tem Menor Temperatura do Ano, e Sensação Térmica chega a -4ºC

O frio intenso trouxe muitos transtorno em vários lugares.

]

Os termômetros despencaram em São Paulo (SP) nesta quarta-feira (18) e registraram a menor temperatura média do ano. De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura, a média ficou em 7ºC, superando a marca de 12,4ºC, registrada na semana passada, em 12 de maio.

Mesmo com a temperatura média em 7ºC, a sensação térmica na capital paulista chegou a -4ºC na região do aeroporto de Congonhas, na zona sul, durante a madrugada. No extremo sul da cidade, em Marsilac, a temperatura atingiu 6ºC com sensação térmica de 1ºC.

Na região metropolitana e no interior do estado, não há áreas de instabilidade, de acordo com os radares do CGE. Os índices de umidade relativa do ar não ultrapassam os 70%.

O CGE da Prefeitura de São Paulo compila informações de temperatura na capital paulista desde 2004. A menor mínima média de todo o histórico foi registrada em 30 de julho de 2021, quando os termômetros alcançaram 3,2°C. 

A menor temperatura absoluta, aquela registrada em um único local, ocorreu no dia 16 de abril na Capela do Socorro, na zona sul, com 9°C. A menor absoluta desde 2004, quando o CGE começou a aferir os termômetros oficialmente, foi registrada em Parelheiros, na zona sul, em 30 de julho de 2021, com -3°C.

Termômetros hoje

O CGE informa que a presença do ar frio e seco praticamente impede a formação de nebulosidade. Portanto, esta quarta-feira será ensolarada na cidade de São Paulo, mas os ventos poderão superar os 50 Km/h, o que aumenta a sensação de frio. A máxima prevista será de apenas 14°C.

Nesta quinta-feira (19), o tempo fica estável com predomínio de sol e sensação de frio. A mínima é de 7°C ao amanhecer, e a máxima alcança os 16°C à tarde. (fonte R7 SP).