Santos eleita a melhor cidade para terceira idade

Santos eleita a melhor cidade para terceira idade

De acordo com o Índice de Desenvolvimento Urbano, o município de Santos foi eleito a melhor cidade brasileira para o idoso viver, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes.

Na pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas em 498 municípios, foram utilizados 60 indicadores para a composição do ranking nacional. A pesquisa abordou pessoas entre 60 a 75 anos e acima dos 75.

Santos foi a campeã, liderando nos serviços públicos em educação, saúde, assistência social, esportes, Transporte, Cidadania, Cultura, Habitação e o Fundo Social.

A pesquisa teve 7 campos avaliados: cultura e engajamento, habitação, finanças, bem-estar, cuidados de saúde, indicadores gerais, educação e trabalho. Nos dois primeiros quesitos, o Município fica em primeiro, mantendo uma boa colocação nos demais.

As 10 melhores cidade para a terceira idade

Santos ficou em primeiro lugar na pesquisa de melhor cidade para a terceira idade, devido a diversos fatores onde se destacou.

Depois de Santos vieram: Florianópolis, Porto Alegre, Niterói, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Jundiaí, Americana, Vitória e Campinas.

A terceira idade na busca de qualidade de vida

 Com mais de 20 milhões de brasileiros na terceira idade, numero que representa quase o dobro da população de Portugal, a expectativa de vida do cidadão brasileiro continua crescendo. E com isso cresce também a demanda por serviços, produtos e de toda uma estrutura para dar ao indivíduo da terceira idade, mais qualidade de vida.

Cidades de qualidade de forma integral

No ato da pesquisa foram consideradas as condições gerais da cidade, independente da faixa etária. Realidades econômicas, sociais, educação e rede hospitalar. O raciocínio foi que se a cidade for boa para crianças, jovens e adultos, também será para a terceira idade.

Exemplos

Um dos objetivos deste trabalho não é incentivar as pessoas a se mudarem para os melhores municípios, mas que possamos ter ânimo para empreender ações para transformar as partes negativas de nossa cidade, a fim de que todos tenhamos mais qualidade de vida.