
Benefício da Prestação Continuada não é aposentadoria.
Quem nunca contribuiu para o INSS não tem direito a aposentadoria ou benefícios como auxílio-doença ou salário-maternidade, mas isso não significa que todos sejam impotentes. Pessoas com mais de 65 anos e pessoas com deficiência que não são autossuficientes podem ter direito ao BPC-Loas (BPC-Loas).
O que é BPC?
O BPC garante um salário mínimo mensal para idosos com 65 anos ou mais ou deficientes em qualquer idade. No caso de pessoas com deficiência, a condição deve resultar em uma deficiência física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo (afetando por pelo menos dois anos) que as impeça de participar plena e efetivamente em igualdade de condições na sociedade com base em condições de outros.
Exige-se também que a renda per capita do grupo domiciliar seja igual ou inferior a um quarto do salário mínimo (como calcular a renda domiciliar per capita).
Além de auferir renda de acordo com os requisitos estabelecidos, as pessoas com deficiência passam por avaliações médicas e sociais no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Como solicitar o BPC
Encontre um Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da sua cidade para obter informações sobre o BPC e como se inscrever. Não há necessidade de pagar uma taxa a um agente ou agente para receber benefícios.
As solicitações do BPC podem ser feitas pelo canal de atendimento do INSS – pelo telefone 135 (ligação fixa gratuita) ou pelo site Meu INSS ou aplicativo móvel. Também pode ser feito na Agência da Segurança Social (APS).
Ao se inscrever, basta apresentar um documento de identificação com foto – não precisa ser o original, apenas uma simples cópia. Isso se aplica não apenas aos requerentes, mas também aos representantes legais e outros membros da família. Mas não se esqueça: assim como o requerente, todos os familiares devem ser cadastrados no Cadastro Único e ter previdência, inclusive crianças e adolescentes.
regra
O BPC não pode ser acumulado com quaisquer outros benefícios previdenciários (como seguro-desemprego, aposentadorias e pensões) ou qualquer outro regime, com exceção de assistência médica, pensões especiais de natureza compensatória e remuneração por contratos de estudo.
BPC não é aposentadoria. Para obtê-lo, você não precisa contribuir com o INSS. Diferentemente dos benefícios previdenciários, o BPC não paga o 13º salário, nem oferece benefício por morte.
O registro de logon único é obrigatório
O registro no Cadastro Único é requisito obrigatório para a concessão do BPC. O cadastro é necessário antes de solicitar os benefícios no canal de atendimento do INSS (site ou aplicativo móvel Meu INSS) ou na agência previdenciária. Essa também é uma exigência para a concessão de benefícios inscritos no Cadastro de Pessoa Física – CPF do solicitante e de todos os familiares.
As famílias já inscritas devem verificar se o cadastro foi atualizado pelo menos uma vez nos últimos dois anos. Caso não tenha sido feito, deve ser atualizado antes de enviar o pedido ao INSS. É importante fazer isso para evitar impacto nos pagamentos do BPC.
Para saber se o cadastro de uma família está em dia, basta acessar a Assessoria de Cidadania, a Internet ou o aplicativo móvel Meu CadÚnico.