Os Exercícios Físicos Auxiliam e Previnem Doenças Relacionadas ao Envelhecimento.

No final da matéria assista a entrevista na integra.

A importância da atividade física para os idosos é o tema do programa Papos de Mulher que foi ao ar (25 de março). Aline Silva bate um papo com Maria Alice Corazza, educadora de educação física, especialista em atividade física de 3 anos e criadora da ginástica de cadeira.

No banco também estava Cristiano Silva, professor de educação física que trabalha com idosos em cinco cidades da região. Silva foi até aluno do método de ginástica de cadeira desenvolvido por Maria. Ele trabalhou neste campo por 53 anos. Aos 77 anos, ele ainda está ativo. A educadora disse que trabalha com idosos desde os 24 anos. “Eu era magro na época”, lembra ele.

Ela comentou que houve uma mudança de paradigma em sua trajetória. “Eles achavam que se eu fizesse exercício físico para idosos, quebraria um osso. Hoje, se não fizer, vai quebrar um osso.” O exercício pode melhorar significativamente o processo de envelhecimento. A atividade física em idosos está associada à longevidade e menor risco de morbidade. A atividade física em idosos pode estar associada à prevenção de doenças cardiovasculares crônicas, prevenção de quedas e autonomia nas tarefas diárias.