Morre Eva Todor- 98 anos

Morre Eva Todor- 98 anos

Faleceu em casa na manhã deste domingo, 10 de dezembro, a atriz Eva Todor. com 98 anos de idade, tinha Parkinson e vinha sofrendo por causa de complicações da doença ao longo do ano. A causa da morte veiculada pela imprensa foi pneumonia.

O corpo de Eva Todor será velado na segunda-feira, 11/12, 9h, no Teatro Municipal. Depois será levado para o Memorial do Carmo, no Caju, onde será cremada às 16h.

Complicações do Mal de Parkinson

Parkinson é uma doença progressiva do sistema neurológico que afeta o cérebro. É um dos principais distúrbios nervosos da terceira idade, prejudicando a coordenação motora e provocando tremores, dificuldades de se movimentar e de caminhar. Não existem formas de prevenir o Parkinson.

Eva estava sem trabalhar na TV desde a novela “Salve Jorge”, 2012.Na  última aparição em público, recebeu uma grande homenagem em 2014, no Teatro Leblon, onde amigos artistas declararam gratidão pela sua vida dedicada à arte.

Eva Todor – Uma carreira brilhante

Foram mais de 80 anos de carreira, desde os primeiros passos no bale quando criança. Húngara de nascimento, chegou ao Brasil em 1929 juntamente com sua família que fugia dos males da guerra na Europa.

Foi naturalizada brasileira em 1940, quando em virtude de uma peça em que trabalhava no Teatro Municipal, conheceu Getúlio Vargas, que facilitou o processo.

Eva comandou um programa próprio na TV Tupi da década de 50, onde se destacou em sua veia humorística, que foi sua característica principal durante toda a sua carreira. A partir daí a televisão se tornou sua principal atividade.

Uma vida nas novelas

Consagrou-se entre os brasileiros por causa das inúmeras novelas televisivas, que foram mais de 30. Com 5 filmes no currículo, tendo sido o último em 2008, “Meu nome não é Johnny”.

Eva Todor não teve filhos e era viúva de Luis Iglesias.