Mindfulness Melhora Saúde metal dos Idosos.

Muita gente não conhece essa terapia, que trás muitos benefícios ao idoso.

Cuidar da saúde mental é um pré-requisito para um envelhecimento saudável. Mindfulness, definido em português como a prática de mindfulness, tem sido uma estratégia para ajudar os idosos a gerir as suas emoções e foco, proporcionando melhor saúde física e mental, bem como qualidade de vida. A técnica é uma meditação projetada para focar sua atenção no momento presente.

Desde 2021, a abordagem é adotada pela Cora Residencial Sênior, empresa especializada no cuidado diário de idosos, com filial em São Paulo. “O mindfulness é praticado por meio de meditação guiada e aplicado por meio de comandos de voz, orientando os participantes a vivenciar o momento presente e o relaxamento profundo”, explica a profissional do esporte Kátia Nogueira, uma das líderes de atividades da unidade residencial.

Por exemplo, sentimentos como ansiedade, depressão, agitação, angústia e irritabilidade são intensificados durante bloqueios e distanciamento social devido à pandemia de Covid-19. “Para os idosos, essa tecnologia ajuda a focar, organizar os pensamentos, perceber melhor as emoções e manter a cognição”, explicou o profissional.

Os momentos de mindfulness ocorrem nas unidades Campo Belo, Ipiranga e Jardins, principalmente ao final dos procedimentos de planejamento da atividade física, outro serviço focado na qualidade de vida dos moradores. Mais de 20 idosos praticam mindfulness coletiva ou individualmente. “A duração pode variar conforme avaliamos as necessidades momentâneas e o estado emocional do dia. A atividade é muito apreciada pelos idosos e o feedback é sempre positivo”, explica Sandro Iris Magalhães, profissional do esporte que trabalha no Cora.

Em um ambiente científico, estudos de populações mais velhas mostraram que as práticas de mindfulness produziram resultados positivos, como alívio da ansiedade e sintomas depressivos e melhor gerenciamento do estresse. Em Cora, os idosos relatam vários benefícios que ajudam a melhorar sua qualidade de vida. As recomendações dos especialistas que trabalham na Cora também incluem encontrar um ambiente confortável e tranquilo para sentar ou deitar de forma relaxada, mas não o suficiente para adormecer, além de focar no controle da respiração, mantendo o momento presente para sentir o ar. dentro e fora do corpo. “É preciso ser persistente e regular. Mesmo que pareça difícil no começo, os efeitos positivos na mente são evidentes com o tempo”, concluiu.