More
    InícioNotíciasMaior cafezal urbano do mundo fica em São Paulo.

    Maior cafezal urbano do mundo fica em São Paulo.

    Maior cafezal urbano do mundo fica em São Paulo.

    Neste Dia Nacional do Café, conheça o Instituto Biológico, que conta com uma plantação de 10 mil m² no coração da capital paulista.

    Com uma extensão estimada em 10 mil m² (1 hectare), o  Instituto Biológico, guarda o maior cafezal, urbano do mundo no bairro da Vila Mariana, na cidade de São Paulo (SP). O órgão existe há 95 anos e atua junto aos produtores na preservação da cultura; hoje, suas pesquisa, são referências internacionais na área de sanidade animal e vegetal, proteção ambiental e pragas urbanas.

    O Instituto foi fundado em 1927 como uma resposta à demanda dos produtores paulistas por uma solução à broca, uma praga que atingia as lavouras de café desde 1924. Um grupo de cientistas se juntou para encontrar uma solução para o problema: introduzir nas plantações um inseto de origem africana, predador natural da espécie. O sucesso frente à crise foi apresentado à Assembleia Legislativa do Estado, que institucionalizou o órgão.

    Incorporado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o Instituto passou a participar de programas estratégicos federais com foco no desenvolvimento científico da cafeicultura, além de prestar serviços para o setor produtivo, como diagnósticos sobre as safras.

    “O IB está sempre antenado às exigências do mercado e da população nas questões relacionadas ao alimento seguro. Nossas pesquisas estão focadas na solução desses problemas”, afirma Ana Eugênia de Carvalho Campos, diretora-geral do órgão.

    O cafezal do IB foi produzido em meados da década de 1950, quando foram plantados 2.500 pés de café, com o objetivo de servir às pesquisas dos cientistas. Setenta anos depois, buscando uma agricultura regenerativa, sustentável e orgânica, a área foi replantada e, hoje, conta com representantes de oito variedades do produto (tais como Mundo Novo e Catuaí).

    Em comunicado, o IB explica que “o propósito do cafezal é ser um instrumento de educação ambiental, didático, histórico e cultural, destinando-se às pessoas que desejam conhecer uma plantação de café, sua história e outras particularidades”.

    Em alusão ao Dia Nacional do Café, comemorado nesta terça-feira (24/05), o marco simbólico que dá início à colheita de café no estado de São Paulo.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    LEIA TAMBÉM