Jane Fonda – 80 anos de beleza

Jane Fonda – 80 anos de beleza

A atriz americana Jane Fonda completou 80 anos neste mês de dezembro. Filha de Henry Fonda e Seymour Brokaw, Jane Seymour Fonda é, além de atriz, escritora, ativista política de esquerda, ex-modelo e guru de exercícios físicos no país.

Nascida em Nova York (EUA) no dia 21 de dezembro de 1937, já ganhou 2 Oscar’s, apesar de nunca ter sido encorajada por seu pai a seguir a carreira de atriz.

Uma carreira de sucesso

Estudou teatro na Actors Studio, de Lee Strasberg e teatro na Broadway, estreando no cinema em 1960 no filme: “Até os Fortes Vacilam” com Anthony Perkins.

Protagonizou seu filme mais icônico em 1968, “Barbarella”, do diretor Roger Vadim, com quem foi casada de 1965 a 1973. A personagem foi inspirada nos quadrinhos franceses de ficção, do ilustrador Jean-Claude Forest.

Seu primeiro Oscar acontece 4 anos depois, por sua participação em “Klute, O Pasado Condena”.

Em 1979 recebeu seu segundo Oscar pelo papel em “Sally Hyde”.

Ativismo político de Jane Fonda

Em 1972 fez a famigerada visita ao Vietnã do Norte. Viagem muito criticada que lhe rendeu o apelido de “Hanói Jane”. Jane declarou em entrevista que hoje, 40 anos depois, ainda recebe cartas e e-mails ofensivos, por causa da foto sentada numa bateria antiaérea.

Mundo Fitness

Nas fitas VHS “Workout” de 1982, filmou sequências de dicas de aeróbica que venderam 17 milhões de cópias, tornando-se um ícone na divulgação deste tipo de exercícios.

De volta à ativa

Afastada das produções Hollywoodianas desde 1990, volta ás telas do cinema no filme “A Sogra”. Depois disso participa da produção de 1 filme a cada 2 anos, entre séries de TV.

‘Grace e Frankie’ é a mais recente delas, tendo a quarta temporada confirmada para janeiro.

Atuando em outras frentes

– Jane Fonda gera influência mundial com suas declarações sobre envelhecimento e empoderamento feminino.

– Participou da Eco 92, onde discursou se dizendo decepcionada ao ver que seu país não assinou a Convenção da Biodiversidade (tratado pela preservação de espécies).

– Em 2012 falou no oitavo fórum da Longevidade em São Paulo, alertando mulheres que se submetem a cirurgias plásticas, dizendo que ela manteve as rugas, mesmo tendo se submetido a várias intervenções. ‘Quero que meu rosto pertença ao meu corpo, não posso mentir para meu namorado na cama. Deixar o rosto todo liso retira os traços, e você vira algo que não é mais’. Disse.