Idosos podem comprar passagens aéreas com desconto?

Idosos podem comprar passagens aéreas com desconto?

Existem muitas informações circulando pela internet sobre todos os tipos de assuntos. Todos os dias, milhares de mensagens novas recheiam os grupos de Whatsapp com notícias chamativas que logo viralizam, ou seja, alcançam milhares e até milhões de pessoas por causa dos compartilhamentos que cada um de nós acaba fazendo, por julgarmos ser aquela uma notícia importante para a nossa lista de contatos. E o assunto “passagens aéreas grátis ou com desconto” já circula a muito tempo de várias formas.

Porque o tema “Passagens aéreas” chama tanto a atenção?

Até alguns anos atrás, viajar de avião era um privilégio de poucos. As passagens aéreas tinham preços muito altos, o que reduzia a poucos a possibilidade deste tipo de serviço. Voar era símbolo de grande status e estava na lista de sonhos que as pessoas nutriam, juntamente com outras coisas como adquirir um carro esporte, uma joia de valor e outras coisas assim.

Com a popularização que recentemente vem atingindo este setor, cada vez mais pessoas tem acesso a este tipo de serviço. Os preços das passagens foram ficando mais acessíveis como também surgem mais promoções “relâmpago”, com preços menores ainda, exatamente por causa do aumento da procura por classes da sociedade que não viajavam de avião, mas que agora podem obter o serviço.

Por causa disso, muitas histórias fantasiosas começam a circular, com o objetivo de impressionar e conseguir notoriedade, além de muitos “Likes”. Cada vez que uma notícia circula com grande abrangência na internet, os sites muito acessados tem lucro com isso. E é aí que os mal intencionados aproveitam para gerar conteúdos “duvidosos” a fim de conseguirem grande número de acessos.

Existem descontos em passagens aéreas para idosos?

Tem circulado uma notícia de que uma suposta “lei federal” obriga as empresas aéreas a dar descontos e até gratuidades em passagens aéreas para maiores de 60 anos.

Na verdade, não existe nenhuma lei que obrigue as empresas aéreas a isso.

Existe sim, o projeto de lei PL 2290/2007, que foi apresentado pelo deputado Chico Lopes, onde ele propõe o desconto de 50% para idosos em passagens aéreas, mas que ainda está em tramitação, não havendo nenhuma decisão até o momento.

Há também no senado, um projeto de lei do senador Vital do Rego (PL 482/2011), sugerindo a expansão da obrigatoriedade de 2 poltronas por composição, que está vigente para transporte rodoviário interestadual, para o transporte aéreo, ferroviário e aquaviário. Mas também não foi votado ainda.

Os direitos do idoso nas viagens aéreas

Existem muitas conquistas de direitos adquiridos pela terceira idade em vigência no Brasil. no caso dos transportes aéreos, temos direito a assistência especial no embarque e desembarque, prioridade nos momentos de locomoção e acesso às aeronaves, bem como assentos mais próximos às portas. Mas não a nada que obrigue as empresas e conceder descontos.

Promoções de passagens para a terceira idade

Embora não sejam obrigadas a dar o desconto, muitas companhias aéreas fazem promoções destinadas aos idosos, por saberem que esta parcela da população utiliza cada vez mais este tipo de transporte. Cabe a nós estarmos atentos para aproveitar as promoções, que devem ser documentadas, para evitar maiores problemas.  Imprima ou fotografe as propagandas que forem veiculadas, para que sirva de prova em uma necessidade de apresentação.

No mais, que possamos tomar um cuidado redobrado na hora de compartilhar conteúdos no whatsapp ou outra rede social qualquer, checando antes a veracidade do assunto, para evitar a proliferação de mentiras ou até vírus que podem estar por trás deste tipo de postagem.