Golpe no WhatsApp oferece camisa da seleção e instala vírus

Cuidado ao receber propostas pela internet que prometem prêmios fáceis, apenas compartilhando para amigos. A Copa do Mundo da Fifa, que vai começar no dia 14 de junho, virou isca para golpe no WhatsApp. O mais novo deles, descoberto pela empresa de segurança eletrônica Kaspersky, tem feito vítimas quando promete uma camisa da seleção brasileira.

Golpe no WhatsApp oferece camisa da seleção e instala vírus

O golpe no WhatsApp oferece prêmios

De acordo com a Kaspersky, o golpe acontece quando o usuário recebe uma mensagem dizendo que a Nike estaria distribuindo gratuitamente camisas da seleção brasileira por tempo limitado, ou que você é ganhador de uma dessas camisas, quando o golpe vem pelo navegador.

O que acontece na verdade

Ao clicar no link que acompanha a mensagem, o usuário é direcionado a uma página falsa sobre a promoção. Após responder a algumas perguntas, a vítima é levada a compartilhar o link com mais amigos, de forma a concluir sua participação na falsa promoção e também a espalhar o golpe.

Quem receber o golpe pelo iPhone é, então, levado a instalar aplicativos que participam de esquemas conhecidos como “pay-per-install”, em que o criminoso ganha por cada instalação. Já as vítimas que estão no Android são enganadas e levadas a instalar apps maliciosos por fora do Google Play.

Em alguns casos, o golpe usa até uma falsa mensagem de que o seu celular foi infectado por vírus, para forçar a instalar um programa que é, na verdade, o próprio vírus. O programa do tipo adware dispara propagandas invasivas e muitas vezes até pornográficas na tela do smartphone.

O golpe no WhatsApp seria criado na Europa

Segundo os especialistas da Kaspersky, os criminosos por trás do golpe são do Leste Europeu e estão envolvidos em outros golpes espalhados pela internet. A recomendação é: sempre desconfie de promoções que ofereçam muito em troca de nada, e alerte seus amigos caso receba uma mensagem do tipo.

Veja também:

Namoro pela internet – Os 3 maiores aplicativos de relacionamento

Whatsapp pode ter mudanças não muito interessantes para os usuários