Estelionato contra idosos – Como se prevenir

Estelionato contra idosos – Como se prevenir

Mesmo com o endurecimento da pena pelo crime de estelionato contra idosos, as ocorrências deste tipo de crime vêm crescendo de maneira preocupante. Normalmente o desenrolar tem o mesmo conteúdo: São oferecidos prêmios ou benefícios às vítimas, mediante o pagamento de pequenas quantias ou preenchimento de algum formulário. A partir daí, o golpe se desenrola fazendo com que o idoso perca a quantia empregada sem o retorno prometido ou seus documentos sejam clonados para ações posteriores, além de outras falcatruas sem limites.

O que diz a lei sobre estelionato

Estelionato é a prática de obter vantagem sobre alguém, induzindo esta pessoa ao erro, utilizando algum artifício enganoso.

A pena por este crime é de 1 a 5 anos de reclusão, sendo que se for cometido contra idosos a pena dobrou, ou seja, 2 a 10 anos de prisão. Mas o aumento do rigor da penalidade não tem inibido os criminosos na prática delituosa. A cada ano cresce mais o número dos casos da ação, com maneiras cada vez mais ardilosas no seu desenrolar.

Estelionato contra idosos – Como se prevenir

Como se prevenir

Nós da terceira idade somos alvos constantes deste tipo de criminosos. A estratégia deles é se prevalecer da nossa boa fé, levando-nos a assinar papéis, transferir valores, etc. É muito importante que passemos a olhar com olhos mais criteriosos para qualquer tipo de oferta recebida, principalmente se oferecer benefícios que normalmente não tem razão de ser.

Veja também:

Idosos podem comprar passagens aéreas com desconto?

De maneira nenhuma podemos entregar cartões, documentos ou qualquer outra coisa para estranhos.

Caso tenhamos interesse em algo que nos seja oferecido, a melhor coisa a fazer é buscar orientação antes de iniciar qualquer aprofundamento no negócio. Na maioria dos casos de estelionato, os tais “benefícios” oferecidos só valem naquele momento. Nestes casos, a recomendação é se retirar ou desligar a ligação. Aliás, nenhum dado pessoal deve ser informado por telefone, mesmo que a ligação não tenha sinais de fraude.