DIA 9 DE DEZEMBRO DIA DA FONOAUDIOLOGIA

Dia 9 de dezembro é o Dia do Fonoaudiólogo. São profissionais responsáveis ​​pela enfermagem, pesquisando e prevenindo todas as doenças e barreiras da linguagem humana por meio da audição, fala e escrita. No ambiente hospitalar, são de extrema importância em diversas áreas, como neonatal, pediátrica e UTI adulto.
Por exemplo, nos Hospitais nos Departamentos de Obstetrícia e Ginecologia, na área neonatal e pediátrica, a fonoaudióloga intervém junto a recém-nascidos e crianças em termos de função alimentar, estimulação sensório-motora oral e estimulação e manejo da amamentação. posição de amamentação, além da triagem auditiva neonatal e da língua, também orienta a equipe de saúde e as mães. Testes auditivos, testes de orelha e próteses auditivas são algumas das tarefas que o fonoaudiólogo realiza nos pacientes internados.
Outra tarefa importante é realizar avaliação clínica das estruturas envolvidas nas funções de mastigação e deglutição e implementar dietas especiais para pessoas que não conseguem se alimentar normalmente. Nesses casos, a fonoaudiologia visa tratar uma doença relacionada à disfagia, ou seja, a dificuldade de engolir o alimento, pois quando o alimento cai no pulmão, o problema pode levar à pneumonia aspirativa, que pode levar à morte. Esse trabalho é no momento Todas as idades. Os segmentos são muito comuns, principalmente em idosos e recém-nascidos.
A lei da profissão do fonoaudiólogo no Brasil é a Lei nº 6.965, aprovada em 9 de dezembro de 1981, e regulamentada pelo Decreto nº 87.218, de 31 de maio de 1982. O cotidiano do brasileiro se divide em 11 diferentes áreas profissionais.