Boletim de Ocorrência pela internet – Como fazer no Brasil

Boletim de Ocorrência pela internet – Como fazer no Brasil

Quase dos os estados brasileiros possuem um serviço digital para o registro de boletim deocorrência para facilitar as coisas para a vítima e diminuir a sobrecarga sobre a força policial, que pode focar em crimes de maior gravidade.

Em quais casos posso fazer um Boletim de Ocorrência online?

De maneira geral, as delegacias virtuais em operação no Brasil acolhem registros de menor gravidade, para casos em que não é preciso ir diretamente para uma delegacia. Assim, o BO online é emitido rapidamente e o cidadão já tem em mãos um documento válido, tanto quanto o tradicional e sem ocupar o delegado e o escrivão, e nem perder seu próprio tempo em espera e deslocamento.

Normalmente, as delegacias virtuais permitem abrir BOs online em casos de furto, perda ou extravio de documentos, objetos e consequentemente, de celulares.

Boa parte delas também oferece ao cidadão a possibilidade de registrar ocorrências de acidentes de trânsito, desde que não haja vítimas fatais ou lesões corporais.

É também possível em parte dos sites efetuar o registro de pessoas desaparecidas, com alguns oferecendo a opção de informar quando forem localizadas. Há também uma série de outros casos que podem ser descritos em um BO online, mas em menor incidência.

Como fazer um BO online no Brasil

Boletim de Ocorrência pela internet – Como fazer no Brasil

Para fazer o registro de um BO online, o usuário deve obrigatoriamente ser maior de 18 anos, ter documentos válidos (de preferência, não estar com pendências junto à Justiça Eleitoral) e possuir endereço fixo, telefones e endereço de e-mail válidos. Com estes dados, a Polícia Civil tanto poderá entrar em contato com o cidadão caso seja necessário, como poderá investiga-lo em casos em que a denúncia se prove falsa.

Delegacias on-line do Brasil