Aprovada a redução dos juros de empréstimos para aposentados e pensionistas

Aprovada a redução dos juros de empréstimos para aposentados e pensionistas

Foi publicada no Diário Oficial da União no dia 6 de novembro de 2017, uma nova resolução do Conselho Nacional de Previdência, para que o INSS reduza a taxa de juros cobrados em empréstimos consignados para pensionistas e aposentados do INSS. A resolução também orienta que seja reduzida a taxa de juros para empréstimos feitos com a finalidade de quitação de dívidas com cartão de crédito.

 O empréstimo consignado

Esta modalidade de empréstimo financeiro é bastante atraente, tanto para quem empresta como para quem toma emprestado.

As instituições financeiras tem bastante interesse em fazer este tipo de transação, por causa da segurança no recebimento. O Pensionista ou aposentado assinam o compromisso de que a parcela devida será debitada diretamente na fonte, ou seja, antes de chegar às mãos do beneficiário.

Para quem faz um empréstimo consignado a vantagem é a baixa taxa de juros, a menor no mercado, que inclusive baixou um pouquinho mais.

Perigo à vista

O grande problema é que a facilidade que temos de contratar este tipo de compromisso acaba muitas vezes comprometendo grande parte do nosso salário, mesmo em se tratando dos juros mais baixos do mercado.

Existe ainda a complicação de se fazer vários empréstimos ao longo do tempo que, mesmo tendo parcelas pequenas, comprometerão nossa capacidade financeira por bastante tempo.

Emprestar dinheiro pra que?

 Para não cairmos em armadilhas perigosas que venham comprometer nossa qualidade de vida, precisamos analisar bem o motivo que está nos levando a querer pegar dinheiro emprestado. As pesquisas mostram que uma grande parcela dos motivos que nos fazem assumir esse compromisso está mais ligado a resolver problemas alheios, que os nossos próprios problemas. Um bom percentual  não contratou o empréstimo por causa de uma emergência de saúde, moradia ou outra urgência justificada. Mas o fizeram para salvar terceiros de alguma enrascada.

Realização de um sonho

Por tanto tempo desejamos fazer aquela viagem ou possuir aquele bem tão sonhado? Muitos de nós assinamos contratos de empréstimos por esse motivo. Mas talvez fizéssemos uma programação básica e guardássemos um pouquinho por mês nos livraríamos de uma possível enrascada, pois terminando a viagem, por exemplo, outro sonho aparecerá e o fantasma das prestações irá continuar conosco por infinitos meses.

Bem, cada um de nós vai decidir o momento de se comprometer, se é que vamos um dia fazer um empréstimo consignado, mas com certeza é muito bom conversarmos sobre isso, pois mesmo tendo vivido bastante, um bom conselho sempre ajuda né?