A Partir de hoje SP Aplica reforço contra Covid

Vacinação dos profissionais de saúde, veterinários e agentes funerários com 60 anos ou mais de idade, que estam na ativa, na Clínica da Família Estácio de Sá, na região central da cidade. O município do Rio de Janeiro ampliou hoje (27) o público-alvo da campanha de vacinação contra a covid-19.

Municípios poderão utilizar vacina da Pfizer e CoronaVac, conforme disponibilidade nas unidades de saúde em adolescentes.

O estado de São Paulo aplica a partir desta segunda-feira (30) a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos. A ação segue diretriz do Ministério da Saúde, divulgada em nota técnica na sexta-feira (27). Outras secretarias de Saúde pelo país também anunciaram o início da aplicação para hoje, caso das pastas da Saúde das prefeituras de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Os municípios poderão utilizar para o esquema vacinal desse público Pfizer e CoronaVac, conforme disponibilidade nas unidades de saúde. Esses imunizantes são os aprovados para os adolescentes pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A dose de reforço pode ser aplicada após quatro meses da segunda dose. A recomendação também vale para adolescentes gestantes e puérperas. No caso dos adolescentes imunocomprometidos, apenas a vacina da Pfizer deve ser utilizada.

A Secretaria de Estado da Saúde informou que disponibilizará novos lotes de vacina no início da semana, conforme solicitação dos municípios e também de acordo com o envio de mais imunizantes por parte do Ministério da Saúde.

A Prefeitura de São Paulo divulgou que a vacinação ocorrerá em toda a rede: UBSs e AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h, e megapostos e drive-thrus, das 8h às 17h. Mais informações no site Vacina Sampa.

Fonte: Portal R7.