Japão tem 67 mil pessoas com mais de 100 anos

Japão tem 67 mil pessoas com mais de 100 anos

O Japão atingiu este ano o número recorde de 67.782 pessoas com mais de 100 anos, Esta informação foi publicada no relatório do Ministério de Trabalho e Conforto do País. Foram 2.132 a mais do que no ano passado. Destes, 59.648 (88%) são mulheres e 8.134 (12%) são homens.

A quantidade de pessoas que atingem a marca dos 100 anos tem aumentado de forma contínua e a previsão é de que continue aumentando ano a ano, de acordo com o Ministério. Entre outros fatores, o crescimento deste número se dá por causa dos avanços nos tratamentos médicos e conscientização sobre saúde que vem aumentando no país, por conta das campanhas governamentais.

A mulher mais idosa do Japão

Natural de uma pequena ilha chamada Kikai, a Sra Nabi Tajima nasceu no ano de 1900 e completou em agosto último, 117 anos, sendo a mulher mais idosa do Japão.

O homem mais idoso que se tem notícia no país é o Sr Masazo Nonaka, natural de Ashono (ilha de Hokkaido), e tem 112 anos.

Pessoas com 100 anos no Brasil

O Brasil tem quase o dobro da população japonesa e tem menos da metade de pessoas que atingiram 100 anos, em relação a eles. O número é de 32 mil pessoas centenárias no Brasil de acordo com a pesquisa IBGE 2013. Mesmo na projeção destes números para a atualidade, considerando o fator de crescimento de cada país, estamos muito atrás.

Investimento na saúde e na educação é o segredo

Políticas públicas no sentido de melhorar a atenção à saúde e à educação foram responsáveis pelo recorde da quantidade de centenários no Japão.

Aqui no Brasil, além de esperar que os governantes tomem as atitudes corretas para conduzir o país de maneira que proporcione mais qualidade de vida, precisamos saber escolher bem nas urnas, e também fazer o nosso papel na orientação dos mais jovens, deixando assim uma boa marca de exemplo e ensinamento por onde passarmos.