26 de julho: Dia dos Avôs e Avós! Saiba o motivo.

26 de julho: Dia dos Avôs e Avós! Saiba o motivo.

Hoje, 26 de julho é o dia em que se comemora o dia dos avós. Essa homenagem que se faz a estes que já tem seus netinhos acontece tanto aqui em nosso país como em Portugal. Diferente da comemoração dos dias dos pais e das mães que sempre caem em domingos, o dia dos avós tem data fixa, caindo em dias diferentes da semana a cada ano.

Origem do dia dos avós

A origem da data tem razões religiosas. O dia 26 de julho também tem a comemoração do dia de Sant’Ana e de São Joaquim que, de acordo na tradição católica, são os pais de Maria, sendo assim avós de Jesus. Desta forma, escolheu-se esta data para celebrar a existência destas pessoas tão especiais: Os avôs e avós.

A título de curiosidade, a data de comemoração do dia de São Joaquim era comemorada em março, mudando posteriormente para agosto. Somente durante o papado de Paulo VI, que se deu entre 1963 e 1978, passou a ser considerado o dia oficial na data de 26 de julho.

26 de julho: Dia dos Avôs e Avós! Saiba o motivo.

A história de Sant’Ana e São Joaquim

De acordo com a tradição católica, Ana e Joaquim eram casados. Eles desejavam ter um filho ou uma filha, mas durante vinte anos não obtiveram sucesso – ambos seriam estéreis.

Então, já com idade avançada, Joaquim jejuou por 40 dias e 40 noites, esperando que Deus o ajudasse a ter um filho. Ana acreditou que o marido tivesse morrido, e orou fervorosamente, pedindo pela vida de Joaquim e para ter um bebê. Anjos então apareceram para os dois, garantindo que eles teriam, sim, uma filha.

Então Ana engravidou, e dela nasceu Maria, e de Maria nasceu Jesus. Por isso, hoje, Sant’Ana é conhecida como a padroeira das avós. Ela também é padroeira da educação, por ter educado Maria e influenciado na educação de Jesus. Já São Joaquim é o padroeiro dos Avôs.