IBGE registra aumento de vagas de trabalho para terceira idade

IBGE registra aumento de vagas de trabalho para terceira idade

IBGE aponta aumento de vagas e de profissionais na terceira idade

IBGE registra aumento de vagas de trabalho para terceira idade

Instituto revela crescimento de 522 mil trabalhadores acima dos 60 anos no mercado de trabalho no primeiro trimestre. Quase a metade desse grupo está na Região Sudeste.

Veja também:

Trabalho na Terceira Idade: Obrigação ou Opção?

Há uma parcela que não para de crescer no mercado de trabalho: a de profissionais acima dos 60 anos. De acordo com o IBGE, houve aumento de 522 mil trabalhadores ocupados nessa faixa etária no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2017. Em números absolutos, são 7 milhões de brasileiros no total.

Terceira idade no mercado de trabalho

Quando comparado com outras faixas etárias, esse grupo é o que mais cresce, com aumento de 8%. Trabalhadores entre 25 e 39 anos, por exemplo, tiveram um acréscimo de apenas 0,9%. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) destacou o perfil dos profissionais da terceira idade em um estudo divulgado na última semana. Em sua maioria, eles estão na Região Sudeste (46%), são mulheres (56%) e se declaram chefes de família (63%).

Necessidade de ajudar nas despesas da família

Segundo Maria Andréia Lameiras, técnica de planejamento e pesquisa do Ipea, o aumento se relaciona à permanência por mais tempo na ativa. “As pessoas estão cada vez mais retardando o momento em que decidem ir para a inatividade”, esclarece a pesquisadora. Na visão dela, a Reforma da Previdência, que aumentou a idade mínima para a aposentadoria, a necessidade de ajudar parentes financeiramente e o envelhecimento da população são os principais fatores. “Se há mais idosos no país, vai haver mais idosos no mercado. E essa tendência só tende a aumentar”, explica a pesquisadora, que ainda aponta aspectos mais subjetivos, como a vontade de sentir-se útil.

Essa é apenas mais uma consequência do aumento da expectativa de vida que vem se constatando no mundo todo, acentuando-se nos países em desenvolvimento.