IBGE aponta aumento de vagas e de profissionais na terceira idade
Instituto revela crescimento de 522 mil trabalhadores acima dos 60 anos no mercado de trabalho no primeiro trimestre. Quase a metade desse grupo está na Região Sudeste.
Veja também:
Trabalho na Terceira Idade: Obrigação ou Opção?
Há uma parcela que não para de crescer no mercado de trabalho: a de profissionais acima dos 60 anos. De acordo com o IBGE, houve aumento de 522 mil trabalhadores ocupados nessa faixa etária no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2017. Em números absolutos, são 7 milhões de brasileiros no total.
Terceira idade no mercado de trabalho
Quando comparado com outras faixas etárias, esse grupo é o que mais cresce, com aumento de 8%. Trabalhadores entre 25 e 39 anos, por exemplo, tiveram um acréscimo de apenas 0,9%. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) destacou o perfil dos profissionais da terceira idade em um estudo divulgado na última semana. Em sua maioria, eles estão na Região Sudeste (46%), são mulheres (56%) e se declaram chefes de família (63%).
Necessidade de ajudar nas despesas da família
Segundo Maria Andréia Lameiras, técnica de planejamento e pesquisa do Ipea, o aumento se relaciona à permanência por mais tempo na ativa. “As pessoas estão cada vez mais retardando o momento em que decidem ir para a inatividade”, esclarece a pesquisadora. Na visão dela, a Reforma da Previdência, que aumentou a idade mínima para a aposentadoria, a necessidade de ajudar parentes financeiramente e o envelhecimento da população são os principais fatores. “Se há mais idosos no país, vai haver mais idosos no mercado. E essa tendência só tende a aumentar”, explica a pesquisadora, que ainda aponta aspectos mais subjetivos, como a vontade de sentir-se útil.
Essa é apenas mais uma consequência do aumento da expectativa de vida que vem se constatando no mundo todo, acentuando-se nos países em desenvolvimento.