Serviços e produtos: Como vender o que você sabe fazer?

Serviços e produtos: Como vender o que você sabe fazer?

Devido a atual situação do país, muita gente tem migrado para a informalidade, no que diz respeito ao trabalho que realiza para conseguir se manter. Temos visto uma verdadeira queda no percentual de trabalhadores com carteira assinada, o que acaba fazendo com que cresça a quantidade de serviços e produtos sendo produzidos e comercializados de mão em mão e divulgados no boca a boca. Praticamente se pode vender de tudo.

Serviços e produtos: Como vender o que você sabe fazer?

Veja também:

Trabalho na Terceira Idade: Obrigação ou Opção?

Muitas possibilidades de negócios

A lista de possibilidades é praticamente infinita, pois qualquer coisa que alguém saiba fazer e que seja do interesse de outrem acaba sendo um caminho para o começo de um negócio. Produtos como roupas, brinquedos, doces, salgados, etc. e serviços de pintura, beleza e muito mais. Basta haver alguém que precise ou queira algo, para que o processo se inicie.

O mundo da Internet para vender

Com o advento da internet, muita velocidade se agregou a esse processo, pois hoje, inúmeros sites se dispõem a divulgar e intermediar pequenos negócios. Além disso, as redes de comunicação social diminuem muito a distância entre a oferta e a procura.

Pesquisa e preparação fazem diferença

Claro que saber fazer algo bem feito é uma parte importante para que se possa ganhar algum dinheiro, mas é bom saber se há realmente, pessoas que se interessem nisso. Uma pesquisa irá mostrar muita coisa que se precisa saber. Ler adequadamente o que a pesquisa mostrar também é importante. Saber que há outras pessoas oferecendo o mesmo produto ou serviço que eu pretendo oferecer, por exemplo, pode ser mais positivo que negativo: Isso talvez esteja apontando que existe demanda para o objeto a ser oferecido.

Serviços e produtos: Como vender o que você sabe fazer?

Quanto cobrar pelo trabalho?

Outro ponto importante onde muita gente tropeça é na decisão de quanto cobrar pelo produto ou serviço. Existem basicamente dois custos que devem ser considerados, que são os custos fixos e os custos variáveis. O custo fixo inclui tudo o que se deve pagar, independente se vender ou não. Já os custos variáveis são aqueles que se tem quando há vendas. Veja mais detalhes abaixo.

Custos fixos

  • Aluguel
  • Contas de água, luz, telefone e internet
  • Custo com MEI (caso seja formalizado)

Custos variáveis

  • Matéria prima
  • Lucro
  • Valor da hora de trabalho
  • Etiquetas
  • Cartões
  • Embalagem

Onde oferecer o produto ou serviço?

Venda direta – Vender para amigos, vizinhos, colegas de escola, trabalho, etc.

Venda para lojistas – Vender para pequenos comerciantes do bairro ou outros que queiram revender.

Venda pela internet – Divulgação em sites, redes sociais e portais específicos para pequenos negócios como OLX, que é um site no qual se pode cadastrar os produtos ou serviços como classificados. As pessoas não têm a opção de comprar o produto pela internet, serve apenas para anunciar o produto e deixar o telefone de contato ou endereço do site.

De qualquer forma, produzir algo para vender pode ser um um bom complemento para a renda mensal e ainda nos fazer muito bem para a mente e a autoestima. Mãos à obra!