Novas profissões para atender à Terceira Idade

Novas profissões para atender à Terceira Idade

Com o aumento da população mais velha, o mercado de trabalho tem sofrido muitas alterações. Desde o fortalecimento de áreas antes pouco abordadas e que se adequam à nova demanda até o surgimento de novas profissões e carreiras profissionais antes inexistentes.

Profissões em alta para atender a terceira idade

Novas profissões para atender à Terceira Idade

Terapeuta Ocupacional

A terapia ocupacional consiste em desenvolver, curar ou manter atividades do indivíduo ou da comunidade, através da avaliação e intervenção positiva, Para a terceira idade a atividade foca em identificar pontos na vida cotidiana que precisam de organização para melhorar a qualidade de vida.

Cuidador de idosos

Este profissional é preparado para acompanhar o idoso nos casos em que a família não pode atender o dia todo, ou quando um acompanhamento constante é necessário para o dia a dia, para ajudar nas atividades diárias, garantindo a segurança.

Professor

Existe um universo de possibilidades onde professores podem atender a pessoas da terceira idade. Entre as profissões cotadas para, além de dar aulas em escolas ou particulares, pode ser também de temas diversos como informática, artes, música, línguas, etc.

Acompanhante hospitalar

Tipo de profissional que se contrata para acompanhar até uma consulta médica ou enquanto estiver em internação hospitalar.

Fisioterapeuta

Além de atuar na reabilitação motora, o profissional de fisioterapia pode ser orientador de Pilates que beneficia as articulações, restabelecendo ou mantendo o equilíbrio corporal na terceira idade.

Personal Trainer

A orientação em atividades físicas ou esportivas é dada por um profissional de educação física que ajuda o idoso a manter a qualidade de vida através de atividades que podem variar, inclusive na água.

Gerontologista

Este profissional avalia a vida do idoso de forma ampla, fazendo a ligação com médicos especialistas que se façam necessários e até mesmo com os que atuam na atenção à saúde básica. O gerontologista planeja e organiza projetos que atendam às necessidades emocionais, sociais e físicas do idoso, com foco no seu bem-estar e qualidade de vida.

Psicólogo

Por terem passado por muitas situações traumáticas e perdas no decorrer da vida, pessoas da terceira idade precisam da ajuda da psicologia a fim de conseguirem lidar bem com seus sentimentos.

Agente de viagens

Um profissional nesta área, focado em apresentar viagens e roteiros que se encaixem nos interesses específicos da terceira idade, discernindo desejos de viagens para conhecer outras pessoas, por exemplo.

Neto de aluguel

Um acompanhante para generalidades, pode ser orientador de como manusear um smartphone até acompanhar em visitas familiares.