Mercado de trabalho para idosos: tendências

Mercado de trabalho para idosos: tendências

Os idosos ocupam um lugar muito importante no mercado de trabalho atualmente, situação que deve se manter por muito tempo

Algumas pessoas pensam que o mercado de trabalho é restrito apenas aos jovens, com a crença de que eles são profissionais que podem desempenhar melhor suas funções do que as pessoas de mais idade. Porém, esse é um pensamento absolutamente equivocado.

Conforme o tempo passa, mais vagas surgem para os idosos e mais empresas se mostram favoráveis a esse tipo de contratação. Isso é excelente para a economia, já que são criados postos de trabalho que antes não o seriam.

Essa tendência, porém, não é à toa: são vários os fatores que contribuíram para que a situação avançasse até alcançar o patamar atual.

Mercado de trabalho para idosos: tendências

Motivos que levaram ao aumento na procura dos idosos no mercado de trabalho

Pensar que isso é obra do acaso ou uma mera coincidência é totalmente errado. Afinal, ao analisar os fatos, ficará mais do que claro que a situação não poderia ser diferente.

Aumento da expectativa de vida

A expectativa de vida é um índice que pode variar de acordo com uma série de fatores. Um brasileiro não apresenta a mesma expectativa de vida de um chinês, assim como um paulistano e um mineiro nem sempre apresentarão os mesmos índices.

Ainda mais: o brasileiro de hoje não tem a mesma expectativa de vida que tinha há 10, 20 ou 30 anos. Basicamente, todas as condições geográficas, sociais e econômicas interferem na idade que se espera que as pessoas atinjam.

Para que isso fique bem claro, é só comparar a expectativa de vida de 1940 e de 2016: 78 anos atrás, ela era de 45,5 anos, e hoje é de 75,8 anos.

Logo, as pessoas de hoje vivem muito mais do que as de antigamente. Por consequência, elas também se mostram ativas na sociedade por muito mais tempo, fator que influencia fortemente na contratação de idosos no mercado de trabalho.

Experiência profissional e de vida

Qualquer que seja o trabalho, sempre existe a possibilidade de se deparar com situações novas e complicadas, que precisam ser encaradas com bastante cautela e atenção. Muitos jovens não saberão como proceder frente a essas situações, o que é bastante diferente com os idosos.

Devido à experiência de vida que eles têm, seu proceder com as situações é muito mais tranquilo, pois eles provavelmente já terão passado por situações semelhantes no decorrer de sua vida e saberão melhor como lidar com elas.

Essa característica também faz com que eles sejam ótimos participantes da equipe de trabalho, que mescla a criatividade dos jovens com a experiência e sabedoria daqueles que já completaram mais primaveras.

O resultado é um grupo com muito mais sinergia, engajamento e senso de coletividade, com colaboradores que se ajudam e se empenham em manter o ambiente o mais agradável possível.

Veja também:

Programa de emprego para a terceira idade

Mercado de trabalho para idosos: tendências

Variedade de cargos e funções

É certo que o idoso terá um desempenho muito melhor se ele atuar com algo que já está familiarizado ou que não fuja muito daquilo que conhece. Felizmente, o mercado de trabalho se mostra cada vez mais compreensivo em relação a isso.

São várias as vagas disponíveis para os idosos, desde empacotador até ajudante geral e analista contábil, entre muitas outras, o que também varia de acordo com sua experiência profissional e sua formação técnica e acadêmica.

Isso facilita muito a inserção do idoso no mercado de trabalho, já que ele será capaz de exercer uma função que gosta e que já conhece. Isso também será bom para a empresa, já que a adaptação do profissional será mais rápida.

Envelhecimento com saúde

Não apenas as pessoas vivem mais, elas também vivem melhor. Hoje em dia, é absolutamente comum ver um idoso com a saúde perfeita, mesmo aqueles com idade mais avançada.

Também há vários idosos que apresentam problemas de saúde, mas com o constante desenvolvimento da tecnologia e da medicina, existem muitas opções que podem ser adotadas para o tratamento das doenças.

Por mais que haja opções para tratamento, como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Logo, a adoção de uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos despontam como as melhores opções para manter a boa saúde.

Não é nem preciso pagar para fazer os exercícios: muitas prefeituras e associações oferecem programas específicos para os idosos, que recorrem às caminhadas e aos aparelhos de ginástica ao ar livre para combater o tão temido sedentarismo.

Idosos no mercado de trabalho: uma escolha muito acertada

Todos esses motivos deixam mais do que claro que a presença de pessoas de terceira idade no mercado de trabalho é extremamente vantajosa sob todos os aspectos, como financeiro, intelectual, emocional e até mesmo de saúde.

Há muito que aprender com os idosos, que são pessoas bastante experientes e que podem contribuir demais com o andamento dos processos de qualquer empresa. Se hoje já é possível encontrar idosos em várias empresas, a tendência, felizmente, é que esse número aumente cada vez mais.

                                           Contribuição:

Mercado de trabalho para idosos: tendências  Tainá Fantin

SEO Marketing