Especialista dá 5 dicas para estimular o consumo consciente e fugir do endividamento.

O consumidor precisa estar atento na hora das compras para não cair na tentação. A Black Friday, data importante para os negócios, estimula o consumidor a adquirir produtos com promoções de massa. Essas ações atraem mais consumidores com necessidades e interesses variados. Mas os compradores não devem economizar nos cuidados; em vez disso, eles devem tomar decisões conscientes ao comprar. Os especialistas em tendências e tendências de comportamento, dão algumas dicas para as pessoas considerarem.
1 Antes de ir às compras na Black Friday, faça uma lista do que deseja comprar e pesquise os preços com antecedência. Dessa forma, você evita ficar preso nas vendas e faz o orçamento de suas compras de acordo com sua renda.
2 Consumir itens desnecessários gera lixo desnecessário e leva a hábitos de consumo insustentáveis.
3 As pessoas precisam estar cientes de seus hábitos de consumo e serem responsáveis com eles.
4 Os especialistas oferecem a “regra dos 4 R’s” — rejeitar, reduzir, reutilizar e repensar sempre que possível na direção oposta ao consumismo. Essa é a melhor forma de combater o consumismo.
5 finalmente enfatizamos a importância da contemplação cuidadosa ao comparar os pagamentos. Além das consequências financeiras e emocionais, a inadimplência pode causar estragos no bem-estar de alguém. Seja sempre consciente.