Vencendo a falta de vontade de praticar exercícios

Vencendo a falta de vontade de praticar exercícios

Um estudo realizado pelo Ministério do Esporte de 2010 a 2014, conclui que a principal causa de abandono das práticas esportivas é a falta de tempo.  Quase 70% das 8.902 pessoas entrevistadas disseram que trabalho, estudo e família, entre outros, não deixavam algum tempo livre por semana para fazer exercícios físicos.

‘O cenário tende a piorar com o passar do tempo, porque as pessoas costumam achar que não têm mais idade para determinadas coisas’, diz a personal trainer Diana Philippsen, cofundadora da assessoria TRIBVs, especializada em treinamento integrado. ‘A desistência quase sempre ocorre primeiramente por frustração, porque se cria uma expectativa de resultados imediatistas que não condizem com a realidade’.

Impedimentos de praticar exercícios físicos

Vencendo a falta de vontade de praticar exercícios

1 – Confundir preguiça com falta de tempo

É importante o exercício de repensar os horários, trabalhando na mudança de hábitos. Vale a pena acreditar que com o tempo, a prática começa a fazer parte da rotina – e deixa o dia a dia mais estimulante.

2 – Achar que não tem mais idade

Garimpar pessoas que possam fazer companhia é o segredo. Quando a preguiça bater, convidar alguém para treinar nos ajudará a manter a atividade. Assim, um incentiva o outro a não desistir. Também vale apostar nas atividades em grupo, que são mais motivadoras.

3 – Pensar que tal atividade não é para você, que não sabe fazer isso ou aquilo

Ter disposição para aprender e se aventurar é uma postura que nos livrará da inércia. Tudo é uma questão de tempo. A autoestima agradecerá quando você estiver mais confortável na prática. É certo que não há nada que não podemos fazer e aprender.

4 – Não iniciar nenhuma prática por questões de saúde

A atividade física nos dias de hoje podem ser a saída para uma situação de enfermidade e em alguns casos, é usada como tratamento não farmacológico no caso de doenças como diabetes e hipertensão, entre outras. Ela ainda aumenta a longevidade, alivia o estresse e a ansiedade, melhora o sono, ajuda a controlar o peso, impacta o bem-estar e diminui o risco de doenças do coração e osteoporose.