UM CORAÇÃO NA PAZ -REFLEXÃO.

Two hands touching forms a heart shape finger frame on wooden pier. Mountain and lake landscape on the background.

Quem nunca passou por momentos onde percebeu que seu coração estava inquieto? Muitas pessoas vivem uma vida assim, com o coração sempre agitado, com a sensação de que algo o está apertando, ou então sentindo palpitações fortes, fora do ritmo normal. Infelizmente, esses sintomas são muito comuns no nosso dia hoje. Tantas coisas rondam nossos pensamentos, situações de lutas, coisas pendentes, enfermidades, dívidas etc. Algumas vezes parece até mesmo que falta um suspiro dentro de nós. Essas e outras coisas acabam deixando o nosso coração agitado demais. Um coração agitado é prejudicial, pois nos leva à precipitação, nos leva a agirmos com base em nossos sentimentos, medos e ansiedade. Não é esta a vida que Deus tem para nós.

1) Você se considera uma pessoa com um coração inquieto? Quantas e quantas vezes deitamos nossa cabeça no travesseiro, mas o sono parece fugir dando lugar a pensamentos que geram ansiedade. Nossa mente divaga por passado e futuro, pensamentos de como poderia ter sido e como faremos amanhã.

Algumas pessoas chegam a ser dominadas pela inquietação de seus corações. Isso é terrível e pode até mesmo ser um fator causador de doenças. Existem pessoas que se habituaram a viver uma vida inquieta, nem mesmo imaginam que possa existir uma vida diferente para elas. Não é esta a vida que Deus tem para nós. Quando decidimos tomar conta de nosso próprio coração, este realmente pode ser o resultado. Mas podemos perceber através da Bíblia, que Deus tem interesse em nosso coração e um dos motivos é justamente porque Ele sabe que se nosso coração estiver Nele, a nossa vida pode ser muito diferente.

Vemos em Provérbios 23:26a, Deus fazendo esta declaração: “Filho meu, dá- me o teu coração.” Nosso coração precisa estar no lugar mais seguro que existe: com Deus. Aquilo que está em nosso coração, governará toda a nossa vida. Provérbios 4:23 nos orienta a guardar em extremo o nosso coração pois dele procedem as fontes da vida. Como está o seu coração?

The hands of children and adults in the family have, holding a red heart shape in their hand

2) O que você considera necessário para ter um coação em paz? Quanto engano vemos envolvido quando o assunto é ter um coração em paz. A maioria das pessoas acredita que somente terão paz em seus corações depois de conseguirem tudo o que desejam e acreditam precisar para suas vidas.

Com base neste pensamento, um bom tanto de pessoas, acaba, portanto, descrentes a respeito de ter um coração em paz, visto que uma vida onde se consegue tudo o que precisa e deseja é praticamente impossível. Mas não é isso que a palavra de Deus nos ensina. Existem alguns passos que podem nos levar a ter um coração em paz.

  • – Crer em Deus e Jesus. Jesus inicia dizendo para não permitir que nosso coração fique turbado, ao invés disso, nos ensina a crermos em Deus e Nele. Se cremos em Deus e se cremos em Jesus, então há esperança. Somente quando não conseguimos crer em Deus é que realmente podemos nos desesperar, pois fora Dele, não há possibilidade de ter um coração em paz. Decida hoje crer em Deus, crerem Jesus para que a paz reine em seu coração.

Esta semana, procure perceber se seu coração tem andado inquieto com alguma situação. Peça ao Espírito Santo que traga o Consolo sobre a sua vida. Separe um tempo para orar e entregar a Deus o seu coração.