Tudo começa e termina no nosso corpo

Tudo começa e termina no nosso corpo

Se quisermos começar pelo lugar certo precisamos olhar para a nossa estrutura física com suas particularidades e peculiaridades. Cada um de nós tem características comuns aos seres humanos de forma geral, mas também características únicas, que resultam de todas as coisas que nos aconteceram e nos construíram até aqui.
Falar do corpo e de sua estrutura básica pode parecer desnecessariamente simples, mas se algumas coisas não forem compreendidas nessa esfera e outras não estiverem em seus lugares, teremos, pelo menos, algumas dificuldades adiante, que podem ser evitadas.

Tiro de 100 metros X Maratona

Dada a velocidade que o mundo imprime a tudo e a todos, tendemos a encarar a vida como se ela fosse constituída de vários tiros de 100 metros. São sucessivos e diários ciclos de explosão, super-exigência e estafa.
Além de não produzir resultados, senão os de curtíssimo prazo, essa postura nos destrói no médio/longo prazo.
Como sofreram e acabaram rápido os carros do meu pai quando eu, adolescente, aprendi a dirigir! Tudo em exagero: Aceleração, Frenagem, carga e etc. Rachas, cavalos-de-pau, fritadas de pneus e muito mais, resultaram em verdadeira destruição.
Ninguém concorda com quem faz essas coisas, mas muitos conduzem seus corpos da mesma forma.

Tão logo percebamos que nosso corpo precisa de manutenção e cuidado, menor desgaste vamos impor sobre a “máquina” para o longo percurso que tem a percorrer.

Tão logo percebamos que na maratona da vida precisamos desenvolver a arte do “gerenciamento de energia”, mais rápido nos posicionaremos adequadamente na condução do dia-a-dia.

Gerenciando o ânimo

Sem discorrer a respeito de alimentação, postura, tranquilidade interior, hidratação, etc. (já tem muita coisa boa por aí e eu não sou um especialista), vou me deter um pouco nesse ponto importantíssimo: Como lidamos com nossa disposição.

Todos os dias despertamos com uma carga de energia que precisa ser mantida e gerenciada de uma maneira que nos permita realizar os planos para aquele dia, dando atenção ao que precisa, sem menosprezar o que é mais importante, sem esquecer que assim como corremos ontem, correremos amanhã.