A Páscoa e os Ovos de Chocolate – Entenda

A Páscoa e os Ovos de Chocolate - Entenda

Nem bem saímos do carnaval e já começamos a ver as prateleiras dos supermercados os famosos ovos de chocolate que vão se alastrando por todos os cantos do comércio, até que tudo fica bem colorido! No domingo, que neste ano será dia 1 de abril, comemoramos a páscoa, que é uma data muito esperada por todos, principalmente pelas crianças, pois está relacionada com algo muito saboroso e que é preferência nacional: O chocolate. Mas de onde surgiu esta relação entre a páscoa, os coelhos e os ovos?

A Páscoa

A Páscoa é um feriado cristão, que teve sua origem milhares de anos antes de Cristo, quando o povo hebreu, segundo o relato bíblico, na situação de escravo no Egito, teve sua liberdade tão desejada obtida depois que grandes sinais miraculosos feitos por Deus, através de Moisés. Sinais estes que levaram a nação opressora a libertar o povo tão oprimido. Na noite anterior ao dia da partida, Deus teria orientado aos judeus que se alimentassem bem, pois aquela seria a última noite e que dali por diante, todos os calendários seriam zerados, sendo aquele o primeiro dia, do primeiro ano, de uma nova vida, pois este dia deveria ser lembrado nas gerações futuras como a Páscoa (que quer dizer passagem), a passagem da situação de escravo para a liberdade! Vaticinando que, assim como foram libertados ali, também a humanidade seria um dia, libertada de seus sofrimentos quando o Filho de Deus viesse ao mundo. Jesus é a Páscoa dos Cristãos!

Veja também:

Chocolate é tudo igual?

A importância da leitura na saúde da terceira idade

Os coelhos e os ovos de chocolate

Através dos tempos, as civilizações foram incorporando esta tradição judaica e adaptando às suas realidades culturais, sem perder o conceito de renovação da vida e novidade frutífera a que o evento se referia. Assim, elementos com significados que se relacionam ao tema foram gradativamente se incorporando, com o objetivo de materializar novamente a cada ano, o sentimento que a época requer.

Coelhos são seres muito fecundos, que se reproduzem rápida e abundantemente, por isso representam vida e multiplicação, assim como os ovos, de onde vem uma outra vida, passaram a ser presenteados, depois de receberem pinturas especiais, a fim de traduzir desejos de vida abundante aos presenteados.

Estas tradições vieram de geração em geração e chegam até nós com a dádiva de ovos feitos de chocolates, produto que por sinal ajuda na simbolização, por garantir energia, compondo este presente tão saboroso que é distribuído com alegria!

O sentido não pode morrer!

Cabe a nós, portanto, além de incorporar todo o sentido desta festa, transmitir aos nossos pequeninos a mensagem de liberdade, novidade e renovação da vida, para que não aconteça a triste constatação de que alguém perca tão especial sentido, só por falta de alguém que saiba contar uma boa história, que tem poder de transformar nossas vidas!

Boa Páscoa!!