O remédio para o mau humor

O remédio para o mau humor

Temos ouvido falar bastante em aumento da expectativa de vida. O tempo todo pipocam aqui e ali, notícias de pesquisas, estudos, trabalhos acadêmicos e/ou científicos atestando e comprovando algo que temos experimentado na prática: As pessoas estão vivendo mais. E não é apenas uma questão de termos um maior tempo de existência sobre a terra. Há algo mais incrível e diferente de tudo que havíamos visto: As pessoas estão vivendo mais e melhor!

Como a sociedade vê a terceira idade

O aumento da qualidade de vida com condições de saúde tem revolucionado nossa sociedade. Como comunidade, temos uma grande dificuldade de assimilar o novo. Portanto, a imagem estereotipada do vovô do século passado que não sai da cadeira de balanço, vive cheio de dores e morre logo teima e sobreviver no imaginário das pessoas. Isso acaba resultando em atitudes de preconceito ou pelo menos estranheza, quando se deparam com alguém com mais de 60 anos com uma vida ativa, interagindo em todas as frentes com bom humor.

Não são difíceis insinuações no sentido de nos fazer “aceitar” que não temos mais idade pra isso, que somos muito velhos para aquilo ou até que o nosso tempo já passou.

Como vai o meu humor

Mas a pior parte está dentro de nós mesmos. Quando tentamos impor a nós mesmos a ideia de que não há mais tempo e que as oportunidades ficaram no passado.

Todos temos códigos sociais registrados em nosso subconsciente, que foram sendo formados de tudo que vimos ou ouvimos durante a nossa vida. Como um rol de regras inconscientes, acabamos por aplica-lo em nossas relações e isso é totalmente normal. O problema é quando enrijecemos tanto que não permitimos o novo, e pior ainda, impomos isso a nós mesmos!

Esse confronto que acaba acontecendo dentro da gente, onde minha disposição e vontade quer me levar adiante, mas meus conceitos preestabelecidos não permitem que isso aconteça ou não me deixam acreditar que eu mereça, vai aos poucos minando meu humor, transborda nas minhas relações, afasta as pessoas de mim e me transforma num carrancudo!

Livremo-nos do antigo! Temos hoje a oportunidade de viver mais e melhor! Abramos as nossas cabeças e corações para o aprendizado de um novo tempo que já é nosso e para que experimentemos tudo de bom, basta aceitar e acreditar em nós mesmos!