A fórmula secreta da saúde

A fórmula secreta da saúde

Uma das preocupações que povoam as nossas mentes quando passamos dos 60 anos é sobre a nossa saúde. Parece elementar, mas normalmente passamos a vida inteira sem atentar para a necessidade de cuidar de nossa saúde, com todas as precauções que isso queira dizer. Na verdade, muitas vezes insistimos com hábitos e comportamentos inadequados, como se não soubéssemos que um dia teríamos que experimentar as consequências destes exageros.

Somente quando atingimos este momento na vida é que nos damos conta de que, se tivéssemos feito isso ou aquilo, se equilibrássemos alguns pontos aqui e ali, poderíamos ter evitado muita coisa e diminuído a possibilidade de tantas outras.

Buscando saúde

Hoje, adentrando a terceira idade, somos agradecidos pelo fato de, mesmo com tantas coisas inadequadas durante a vida com relação aos nossos corpos, a vida não cobrou tanto e, se cobrou, sabemos bem por que. Mas agora tendemos a tentar fazer tudo de uma só vez. A decisão de cuidar da saúde pode ser a tábua de salvação para que muita coisa que estava indo no caminho errado se conserte, mas também pode trazer alguns problemas.

Saúde não é um alvo direto

 Saúde não é algo que se busca e se consegue diretamente. Buscá-la na suplementação, por exemplo, pode nos transformar em hipocondríacos. Buscar saúde nas atividades físicas pode nos levar à estafa. Alcançar saúde na alimentação correta poderá um levar a um radicalismo insuportável. Se essa lista já não bastasse, poderíamos dar outros exemplos de buscas, como aquela em direção ao peso certo que acaba levando as pessoas à bulimia e anorexia.

Saúde é fruto de uma vida equilibrada, onde se tem uma alimentação equilibrada, atividades físicas regulares, bons períodos de descanso, higiene mental, atividades de lazer, sexualidade exercitada (independentemente de sexo), vida social satisfatória, etc.

Ou seja, uma somatória de resultados que acabam gerando um fruto saudável.

O equilíbrio é a alma do negócio

Viver uma vida plena é poder ser aquilo que somos, aplicando as verdades que encontramos pelo caminho, sem perder a nossa essência. Equilibrar as decisões para que elas não nos destruam, experimentando cada passo na vida com gosto, dedicação e paz!

Pois o prêmio da qualidade de vida será entregue, não aos vitoriosos, mas para aqueles que se conheceram a ponto de saberem lidar consigo mesmos!