Muita gente fala sobre as chatices dos mais velhos. Parece que existe no senso comum a certeza de que ao envelhecermos, iremos ficar com algumas características negativas e que ficaremos chatos, sem poder evitar. Pode até ser que algumas tendências pouco agradáveis surjam, mas se olharmos pra elas, poderemos contorná-las e, melhor ainda, com pequenas percepções elas podem jogar a nosso favor.
8 tendências de chatices na terceira idade
Ficamos menos tolerantes ao relógio
Paciência é realmente algo importante e parece que vai se tornando mais valiosa a cada ano que passa. Uma das mudanças que acaba afetando a maioria de nós na terceira idade é a síndrome chamada “Tenho Pressa”. Se nos entregarmos a essa tendência podemos prejudicar bastante, tanto aos outros como a nós mesmos, além de ficarmos bem chatos.
Não aceitamos correções facilmente
Famosos por nossa sabedoria, que foi adquirida através dos anos, precisamos cuidar para não cair no erro de achar que ninguém mais tem nada a nos ensinar.
Temos maior nível de ansiedade frente aos obstáculos
Os problemas que já enfrentamos na vida deveriam nos deixar tranquilos diante da iminência de outras dificuldades, porém, às vezes esse tiro sai pela culatra e ao invés disso, nos desesperamos ao enfrentar novos revezes.
Buscamos por mais atenção
Dizem que começamos a agir como crianças na terceira idade. Pelo menos no que diz respeito à vida emocional parece que existem semelhanças mesmo. Tendemos a ficar mais sensíveis. É importante encontrar mecanismos de suprimento emocional, de maneira que mantenhamos o equilíbrio, sem começarmos a fazer joguinhos pra chamar a atenção.
Temos certa dificuldade para visualizar o futuro
Com a tendência de achar que nosso tempo está esgotando, podemos perder a capacidade maravilhosa que temos de planejar e esperançar. A maioria das pessoas erra ao especular quanto tempo de vida ainda tem pela frente, portanto, fazer essas contas não ajuda em nada. Planos para o futuro nunca serão desnecessários.
Nossa expressão criativa e capacidade de improviso parecem reduzir
Buscar mecanismos que mantenham nossas mentes bem lubrificadas nos ajudará a não deixar de criar situações, acreditar em possibilidades e aproveitar oportunidades.
Temos resistência para aceitar o novo ou lidar com mudanças
Não devemos nos esquecer de que as novidades podem trazer grandes porções de felicidade, portanto, contornar conscientemente a tendência natural de resistir às mudanças nos ajudará a nos sentirmos vivos.
Preocupamo-nos e nos desestabilizamos mais com pequenos eventos
Mais uma vez a certeza de que já sabemos tudo começa a colocar as garras de fora. Quando algo acontece fora do nosso controle ou se desenrola de forma diferente tendemos a ficar mais irritados que o normal: Mais uma vez, receber a vida com toda a sua imprevisibilidade nos deixará mais arejados.