Filme sobre o amor entre idosos – Nos cinemas

Filme sobre o amor entre idosos – Nos cinemas

Com os astros Helen Mirren e Donald Sutherland, o diretor Paolo Virzì alcança enorme carga de emoção, no longa Ella & John, uma das principais estreias do circuito de cinema que traz nove filmes. Este trata sobre o amor entre os idosos.

O enredo sobre amor entre idosos

Septuagenários, o casal de aposentados Ella e John  decide fazer uma última viagem pelo país, de carro. Desafiando limites e receios os dois embarcam numa aventura transformadora que sai de Boston e tem como destino a antiga casa de Ernest Hemingway, na Flórida.

Os corpos e as mentes dos idosos protagonistas de Ella & John podem estar debilitados, causando extrema preocupação nos filhos — mas, vistos a distância da narrativa de cinema, dão margem a um filme com um humor irretocável, embalado no formato de road movie. “Sinto-me filho do cinema italiano, ainda que, atualmente, a disseminação de tramas universais, com a globalização, tenha apagado limites de territórios, e tornado as barreiras entre países obsoletas”, comentou o diretor do longa, Paolo Virzì, italiano de Toscana, na participação no Festival de Veneza. Os aplausos vieram, dada a autenticidade dos componentes da fita, pelo que elencou o diretor: verdade, humanismo, ironia e completo rejúbilo dos protagonistas que se valem do somatório de amor e devoção, por toda uma vida, para realizar desejos pendentes, aos mais de 70 anos.

Veja também:

Filme nacional sobre sexualidade na terceira idade

Sobre a produção do filme

Desde 1995, a carreira do diretor Paolo Virzì revela crescente reconhecimento: no páreo do importante David di Donatello (tido como o Oscar italiano), foram múltiplas as indicações, em oito ocasiões. Com o novo filme — o primeiro que adapta a escrita de Michael Zadoorian para as telas —, o diretor acredita ter alcançado o registro de uma “balada, engraçada e triste”. Depois de trabalhar com personalidades como Valeria Bruni Tedeschi e a musa setentista Stefania Sandrelli, Virzì marcou gol de placa, escalando a dupla Helen Mirren (A rainha) e Donald Sutherland (Jogos Vorazes 2 — Em chamas) para os papéis centrais.