Muito se fala sobre o novo momento daqueles que chegam à terceira idade, ressaltando a importância de manter a autonomia, a liberdade e a vida ativa. Por vezes chega até a soar como negativa a possibilidade de poder conviver com os netos, como se isso estivesse totalmente ligado a uma vida monótona. Claro que assumir a frente da criação dos netos poderá ser ruim, pois a natureza aponta para a necessidade de deixar as atribuições para os pais, pois o nosso tempo já passou. Porém, é importante entender o nosso papel como avós na família, reconhecendo os benefícios que podemos angariar, convivendo com os novos rebentos de nossa família.
Consequências positivas do convívio entre netos e avós
Veja também:
Atividades legais pra fazer com os netos no natal
Benefícios para os netos
Sentimento de proteção e amor
Talvez por causa da corrida preocupada dos pais não serem tão presentes na vida dos avós, estes acabam sendo um porto seguro emocional para os pequenos que desvendam a cada dia novas descobertas, desafios e medos.
Formação da personalidade
Na infância já estão sendo formadas as características da personalidade de cada um. Conviver com os avós fortalece os vínculos afetivos, dando assim o suporte necessário para que este desenvolvimento ocorra de forma saudável.
Aprendendo o respeito
Lidar com entes queridos mais velhos dá às crianças a oportunidade de conviver com fragilidades em outras pessoas, o que gera uma postura de aceitação, paciência e cuidado que serão base para a consciência de respeito para com o outro e bom convívio com o diferente.
Benefícios para as avós
Combate a depressão
Conviver com uma criança cotidianamente pode aferir aos mais velhos uma experiência de renovação que se refletirá interiormente, trazendo um vigor existencial importante para a vida.
Mantém ativo
Estar perto de uma criança nos leva naturalmente a um estado de atenção, por causa da eletricidade natural nos pequenos em crescimento. Isso também se reflete na parte física, pois tendemos a realizar e participar de atividades que exigem mais movimento.
Aprendizado constante
O contato com novas tecnologias, tendências de moda, comportamento e alimentação que estejam em voga no mundo atual, acabam chegando aos mais velhos por intermédio das crianças que estão totalmente inseridos nesse novo mundo, seja através da escola ou o convívio com os colegas da rua, por exemplo.