Como vencer o medo

Como vencer o medo

Deus fala que não é bom ser dominado pelo medo. O medo é um sentimento natural mas pode nos paralisar e levar a decisões erradas. Quem confia em Deus não precisa ter medo do futuro.

O que é medo?

Medo é antecipar uma coisa ruim e ficar preocupado com ela. Uma pessoa pode ter medo de o que vai acontecer com ela ou com outra pessoa. O medo pode ser útil e bom quando:

  • Serve de aviso – o medo instintivo nos protege de situações perigosas, nos avisando do perigo e levando à ação. Quem tem medo de uma faca vindo na direção da cara vai se desviar do caminho.
  • Ajuda a evitar o mal – o medo das consequências negativas pode nos proteger de fazer muitas coisas erradas (Provérbios 8:13). Quem não tem medo da prisão nem do castigo de Deus não tem problema em matar outra pessoa.
  • Leva a Deus – às vezes, quando o medo é muito e a situação está fora de nosso controle, confiamos mais em Deus. O medo nos ajuda a lembrar que sem Deus estamos perdidos (Salmos 56:3-4).

O medo é ruim quando:

  • Paralisa – a vida não pode parar por causa do medo do futuro. Não sabemos o que vai acontecer e não adianta ficar preocupando com todas as coisas ruins que poderão acontecer.
  • Leva a más decisões – o medo pode distorcer a realidade. Quem tem medo pode tomar a decisão errada porque só está pensando no medo que sente, não em o que é melhor (1 Samuel 15:24).
  • Causa desespero – quando esquecemos de Deus, o medo destrói a esperança.

Como vencer o medo

Podemos vencer o medo confiando em Deus. É normal ter medo mas precisamos decidir não o deixar estragar nossas vidas. Deus promete cuidar de nós em todas as situações, Ele está no controle. Em Jesus temos esperança até nos momentos mais difíceis e assustadores. Dê seus problemas a Deus e rejeite o medo.

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.” – Filipenses 4:6-7