Aprendendo a lidar com o Estresse

Aprendendo a lidar com o Estresse

O estresse é um dos grandes males da atualidade. Milhares de pessoas sofrem e acabam desenvolvendo outras patologias a partir dele.
Estresse é uma resposta física do nosso organismo a um estímulo. Quando estressado, o corpo pensa que está sob ataque e muda para o modo “lutar ou fugir”, liberando uma mistura complexa de hormônios e substâncias químicas como adrenalina, cortisol e norepinefrina para preparar o corpo para a ação física.

A manutenção de um estado de estresse por longos períodos pode ser prejudicial à saúde. Os resultados de níveis elevados de cortisol podem ser um aumento nos níveis de açúcar e pressão arterial e uma diminuição da libido.

Às vezes, o estresse pode ser uma força positiva, motivando o indivíduo a performar melhor em seu recital de piano ou em uma entrevista de emprego. Outras vezes, porém, como quando você está preso no trânsito das grandes cidades, o estresse pode ser uma força negativa.

A necessidade de equilíbrio

O fato é que precisamos aprender a organizar nossas emoções, para que nossas vidas não se transformem em um caos generalizado. Em filipenses 4 versículo 6, a Bíblia nos adverte a não estarmos ansiosos por nada. Apresentando nossas preocupações a Deus e descansando em sua companhia.
Encher nossos corações de esperança, e deixar as dores de amanhã para amanhã é, ao mesmo tempo saúde para o nosso corpo, tranquilidade para a mente e uma declaração de amor a Deus que cuida de nós e nos quer ver bem.