Aprendendo a dar valor

Aprendendo a dar valor

Salmos 90.12

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos o coração sábio.

Moisés pode ser considerado o maior líder judeu, foi o homem que entregou os Dez Mandamentos ao povo e é  o autor do Pentateuco.  Nesse salmo, ele faz uma oração e pede a Deus que nos ensine a contar os nossos dias, de tal forma que venhamos a ter um coração sábio.

Olhando, de pronto, para o seu pedido podemos correr o risco de não conseguir alcançar a magnitude da sua solicitação. Na verdade, Moisés está confrontando a forma como o ser humano conduz o seu dia a dia.

E como o homem conduz o seu dia a dia? Em primeiro lugar nós nunca estamos satisfeitos com aquilo que temos, estamos sempre reclamando  e voltados para aquilo que não temos, e em razão disto não conseguimos dar valor às coisas que possuímos.

Muita gente tem o seu emprego, mas não está satisfeita com ele, pois acha que precisava ganhar mais, que o local é longe, que o chefe é muito exigente e chato, que perde muito tempo na condução, e por aí vai.

O que estas pessoas não conseguem vislumbrar é que o fato de estarem empregadas, podendo se sustentar e à sua família é uma dádiva de Deus, quanta gente neste momento daria tudo para estar nesta condição e não está,  outras estão desempregadas há tanto tempo que já não sabem mais o que fazer.

Um dia deste encontrei uma pessoa que teve um problema muito sério de saúde  precisando ficar internada bastante tempo, já que teve de fazer uma cirurgia muito delicada, ou seja, este amigo correu um sério risco de morrer, mas felizmente conseguiu se recuperar.

Entretanto, apesar de não ter ficado com nenhuma sequela, nesse encontro ele estava deprimido e reclamando, pelo fato de não poder mais comer determinadas coisas, em função do  acontecido.

“Outra boa leitura: Costumamos não valorizar quem convive conosco”.

Ora, ele esteve entre a vida e a morte, Deus lhe deu um livramento e ele só conseguia enxergar para o fato de que não poderia mais comer algumas coisas de que gostava. Quantas pessoas dariam tudo para estar no lugar dele e não num leito de hospital, quantas pessoas não tiveram, nos seus casos, o desfecho feliz que ele teve.

Nós somos assim. Não conseguimos dar valor àquilo que temos e passamos a maior parte de nossa vida pensando naquilo que não temos e não conseguimos vislumbrar as bênçãos que nos são dadas, diariamente, por Deus.

Quando Moisés pede a Deus que nos ensine a contar os nossos dias, ele está pedindo justamente isto. Que consigamos ver que o fato de termos saúde e milhares de pessoas não terem é um presente e precisamos valorizar.

“Seria bom ler: Somos valiosos para Deus”.

Que estarmos levando toda a manhã para poder trabalhar não é um fato banal, é uma coisa fantástica, pois existem milhares de pessoas que dariam tudo para poderem estar fazendo o mesmo e não estão. Que termos uma família que amamos e que nos ama é algo maravilhoso, já que neste mundo existem pessoas que vivem sozinhas, sem ninguém, abandonadas ao seu próprio destino.

Se formos mensurar as coisas boas que Deus tem nos dado e aquilo que  vivemos querendo, a balança penderá, com certeza, para o lado das primeiras, porém o problema é que estarmos com saúde, podermos correr, viver, passear, trabalhar, ter filhos sadios que amamos , que nos amam, pertencermos a uma família,  nós não levamos em consideração, funciona como uma coisa que todas as pessoas possuem, como uma obrigação de Deus para conosco.

“Sugerimos: Voltar para Deus”.

Se você tem, dê Glória a Deus, pois existem milhões de pessoas que não possuem estas coisas que julgamos “pequenas”, que não valorizamos, que nem reparamos o quão são importantes e maravilhosas. Infelizmente só conseguimos ter esta percepção quando perdemos, aí sim, conseguimos ver, com toda a nitidez, como éramos felizes e não sabíamos, já que a maior parte de nosso tempo nós  passamos reclamando daquilo que não temos.

Um alerta para nós é que a vida é muito curta, quando menos esperarmos ela terá passado e, infelizmente, podemos perder a oportunidade de gozar dessas maravilhas que Deus nos oferece a todo o tempo.

Por isso agradeça a Deus por tudo aquilo que Ele tem lhe oferecido, reserve um tempo para aprender a contar os seus dias pedindo ao Senhor que lhe de um coração capaz de reconhecer tudo aquilo que Ele tem feito em sua vida.