Amizade – 6 verdades imutáveis

Amizade – 6 verdades imutáveis

Amizade na Bíblia é um tema muito relevante. É extremamente necessário que conheçamos muito bem esta importante área do relacionamento humano.

As amizades tornam a vida mais prazerosa e divertida. Os amigos nos alegram e consolam. Nos confrontam e animam. São deles os abraços de carinho, gentileza e amor.

Sendo assim, neste estudo bíblico você vai saber qual a importância que a Bíblia dá a uma amizade verdadeira. É um tema muito bom. Leia até o final e aproveite!

A Importância de Uma amizade

Amizade na Bíblia é algo de grande importância. É algo de valor. A cultura oriental valoriza muito o relacionamento, o cuidado e o acolhimento.

Não era incomum, na cultura israelita, que viajantes desconhecidos fossem acolhidos em casa, por pessoas que nunca o tinham visto. Havia um prazer natural em servir e acolher bem.

Pensando nisso, ao enviar seus discípulos, o Senhor Jesus os aconselha a encontrar uma casa receptiva, e descansar aí (Lucas 10:7,8).

Isso nos mostra que os amigos tem grande importância. Temos que valorizar bons relacionamentos, construir amizades duradouras e de valor. Ela chega a ser algo tão importante que a Bíblia diz que “existe amigo mais apegado que um irmão” (Provérbios 18:24).

Obviamente que para ter bons amigos você precisa querer ser amigo. É necessário que você seja uma pessoa confiável, parceira e disposta a ajudar para desenvolver bons relacionamentos.

Um dos princípios importantes de amizade na bíblia é o mandamento do Senhor Jesus Cristo, de nos amar uns aos outros (João 13:34).

Amigo em Todo Tempo

O verdadeiro amigo não é oportunista. Não aparece apenas quando as coisas estão bem, pelo contrário o verdadeiro amigo “é um irmão na adversidade” (Provérbios 17:17).

Amizade na Bíblia é algo que demonstra muito o caráter da pessoa em questãoHá inúmeras pessoas interesseiras no mundo. São aquelas que estão à procura de oportunidades de se “sair bem”. Estas constroem “amizades” com base naquilo que as pessoas podem oferecer. Mas não é isso que a Bíblia ensina.

O verdadeiro amigo é aquele que está conosco principalmente na adversidade. Quando as coisas estão difíceis, ruins. Quando o choro e a dor fazem parte do nosso dia-a-dia.

Amizade é algo que se revela na atitude. O verdadeiro amigo se importa sinceramente com a situação do outro.

Amigos e Irmãos

De acordo com as Escrituras Sagradas, amizade é algo que deve existir principalmente entre os que temem ao Senhor (Salmos 119:63). Devemos ser como família, como irmãos. A realidade é que deveríamos nos sentir à vontade para compartilhar nossas dificuldades, uns com os outros.

Deve haver entre nós amizade verdadeira. Não fingida. Não interesseira. Deve ser uma amizade que nos instigue à comunhão entre os irmãos.

A Influência dos Amigos

Os nossos amigos nos influenciam. Lembra do ditado popular: “Diga-me com quem andas que direi quem tu és”. Pois bem, é isso mesmo. De acordo com a Bíblia, amizade é algo que influência diretamente nosso comportamento e decisões. Sendo assim, a Palavra de Deus nos aconselha a procurar os sábios (Provérbios 13:20).

A palavra “sábio” no original hebraico é chakam e significa: hábil (em trabalho técnico), sábio (em administração), astuto, perspicaz, esperto, habilidoso, sutil, instruído, prudente, sábio (no sentido ético e religioso).

Ou seja, devemos procurar ser amigos de pessoas que agreguem valor à nossa vida. Em contrapartida, devemos evitar às más companhias, ou seja, pessoas que nos desviem do bom caminho, do temor do Senhor e das boas decisões.

Devemos evitar à todo custo o relacionamento profundo, de amigo, de conselheiro, com pessoas que não tem o temor do Senhor.

Jesus o Bom Amigo

Na minha opinião há uma figura marcante quando falamos de amizade na Bíblia:  Jesus, ele é fantástico. Mesmo sendo Deus, perfeito em tudo e cheio de glória, o Mestre dos Mestres, não hesitou quando teve oportunidades de fazer amigos. Um deles foi Lázaro, irmão de Marta e Maria (João 11:11).

Quando soube que ele havia morrido, Jesus se prontificou à ir ao velório. A grande surpresa de todos ocorreu quando chegou lá e viu a tristeza de todos (João 11:33-36).

Jesus de Nazaré é conhecido por vários títulos: Deus, Senhor, Rei de Reis…, enfim a essa grande galeria podemos acrescentar Jesus Cristo o Bom Amigo. Best-seller nas relações humanas. Se Ele fez bons amigos devemos seguir seu exemplo.

Um Grande Exemplo de Amizade na Bíblia

Um dos grandes exemplos de amizade do texto sagrado é Davi e Jônatas. Bem antes de Davi tornar-se rei e famoso em Israel e em todo o mundo, Jônatas percebeu seu talento e o honrou. “Jônatas fez um acordo de amizade com Davi, pois se tornara o melhor amigo de Davi” (1 Samuel 18:3,4)E foi leal por toda a sua vida.

Por diversas vezes Jônatas avisou seu amigo sobre tentativas de atentados por parte de Saul seu pai. Quando Jônatas morreu Davi levantou um grande lamento e declara seu amor pelo amigo (2 Samuel 1:25,26).

Anos depois, quando já era rei sobre todo o Israel e Judá, Davi lembrou do pacto que havia feito com seu amigo Jônatas, e procurou saber se não havia ninguém da sua descendência que estivesse vivo. Ao saber que havia um filho de Jônatas vivo, Mefibosete, ele o convidou a morar no palácio real, sob seus cuidados.

Temeroso, Mefibosete aceita o convite do rei, e é surpreendido pela generosidade de Davi, que além de acalmá-lo ainda lhe deu todas as terras que pertenciam a Saul, seu avô (2 Samuel 9:3-7).

Conclusão

Na Bíblia, amizade é algo de muito valor e deve ser construído ao longo da vida. Como cristãos devemos nos colocar como amigos, estar dispostos a desenvolver e demonstrar lealdade e serviço.

Amizade verdadeira segundo a Bíblia, exige de nós compromisso com Deus e com o nosso próximo. Precisamos querer ser amigos. Demonstrar empenho na tarefa. Por fim, ter bons amigos é uma bênção. É um verdadeiro presente de Deus.

Para terminar eu gostaria de conhecer sua opinião. Deixe seu comentário. Diga-nos o que acha. Você tem uma grande amizade? Fale sobre isso? Para mostrar que você ama seus amigos, não esqueça de compartilhar este estudo bíblico com eles.