A manutenção da Felicidade

A manutenção da Felicidade

Antes, na época da inocência, achava que “felicidade” ou “aproveitar a vida” estava diretamente relacionado com um lugar ou coisa. Como bom paulistano, minha resposta ansiosa era “praia” !! Sem praia não se aproveita a vida!
Indo então morar de frente pro mar por anos, numa das melhores praias do mundo, percebi que o conceito estava errado. A felicidade ainda escapava. Passei então a acreditar que precisava estar com pessoas que me ajudassem a formar um “ambiente” favorável Desta forma, independente do lugar em que estiver, poderei experimentar a “felicidade” “aproveitando a “vida” !!
Mas aí, algumas pessoas passaram a não contribuir para o “ambiente” … Elas se tornaram egoístas, mentirosas e grosseiras, estragando tudo e assim minha “felicidade” ia por água abaixo. Então, como numa última cartada, já sem tanta esperança, trouxe toda manutenção desta “felicidade” pra dentro de mim!

O segredo

Esteja onde estiver, e com pessoas de todos os jeitos, gostarei de estar ali! E este meu “ali” será parte integrante da minha alegria interna que saberá traduzir positivamente o que estiver ao meu redor como parte boa da vida! Sombras ou luzes, frio ou calor, vale ou montanha, riso ou choro, tudo tem seu lugar na composição deste meu “aproveitar a vida”!
Desta forma, estarão dois na mesma casa, comendo a mesma comida, fazendo as mesmas coisas, convivendo com as mesmas pessoas, sofrendo as mesmas dores e um deles poderá estar gozando do maior estágio de felicidade possível a um ser humano enquanto o outro talvez esteja queimando no fogo de algum inferno existencial!
Uns dependem de lugares e coisas para se realizar, outros colocam nas mãos alheias a responsabilidade da manutenção da paz, mas eu me aprimorarei na filtragem dos eventos exteriores de maneira que, ao entrarem em mim, sejam recebidos com gratidão como “A minha porção na face desta terra”!